O Digital Signage (DS) está mostrando ter um grande potencial no segmento de mídia. De acordo com relatório do Projeto Inter-Meios, o crescimento da Mídia Exterior em 2014 foi de 21,1%. Segundo relatório de pesquisa da empresa IHS, o mercado global de DS alcançará US$ 11 bilhões em 2016 e pode chegar à cifra de US$ 13 bilhões até 2019.

A realidade hoje é que muitos segmentos estão acompanhando a tendência de implantação de uma solução de DS, seja no universo das TVs Corporativas, em shopping centers, supermercados, clínicas, hotéis, lojas, escolas, independente do porte da empresa. São muitas as oportunidades para exploração desse setor. Quer conhecer algumas dicas de como implantar um projeto de DS no varejo? Confira.

Como implantar seu projeto de Digital Signage?

Para quem pensa que a implantação digital signage requer uma estrutura pesada para sua operacionalização, vamos citar algumas ações que não são difíceis de adotar e tornam-se fatores críticos de sucesso para implantação de seu projeto de DS. É preciso:

 

1. Definir sua estratégia

Na etapa inicial do projeto é de suma importância a definição dos objetivos esperados na implantação e um plano de ações estratégicas para poder conduzi-lo em todas as suas etapas de execução, alinhados aos princípios de DS. É fundamental definir bem o perfil da equipe de DS que deverá ser alocada, assim como a estratégia comercial a ser utilizada. Com essa estratégia bem definida, você deverá vender o projeto internamente.

 

2. Vender internamente o seu projeto na organização

Antes de tudo, é necessário que o projeto seja claramente apresentado para obter investimento necessário à sua implementação. É preciso que exista patrocínio adequado da gestão para condução das ações. Uma boa forma é elaborar algumas perguntas e respostas visando a “venda” de um projeto de implementação de DS alinhado aos objetivos de negócio da organização. Para isso, faça uma pesquisa de mercado e identifique os riscos e o potencial de retorno do investimento para o projeto. Faça a apresentação do projeto destacando os indicadores que pretende melhorar.

Boton varejo

3. Adotar metodologia consistente de implementação

Utilizar uma metodologia madura para implantação de um projeto de DS faz toda a diferença. É importante aplicar as melhores práticas, aprender com os erros alheios ou de outros projetos para não executar determinados procedimentos. Alguns itens precisam ser contemplados, como:

  • Preparar um cronograma de instalação: uma boa gestão na etapa de execução torna-se necessária para definir prazos possíveis de serem cumpridos;
  • Definir indicadores para acompanhar a execução do projeto e seus resultados: é preciso ter elementos de medição para realizar uma gestão eficaz;
  • Distribuir as tarefas ao time do projeto: verificar as competências técnicas e distribuir, contemplando as especializações necessárias para o projeto;
  • Definir a solução técnica e posicionamento das telas: as telas não podem ser dispostas de forma aleatória. É necessário que haja um estudo prévio do local;
  • Definir a programação, o conteúdo e políticas de comunicação: é necessário realizar um estudo em relação ao público que transita no local e dos anunciantes alvo;

 

4. Instalar o projeto e lançá-lo ao mercado de forma planejada

O lançamento de um projeto deve acontecer quando os resultados dos testes estiverem satisfatórios. Assim, as ações relacionadas com a instalação dos equipamentos nas lojas e instalação e programação dos softwares precisam contemplar os testes de performance. Os locais em que as telas de DS serão instaladas devem ser muito bem analisados, considerando alguns critérios, como por exemplo, o fluxo de pessoas. O planejamento adequado faz com que o lançamento de DS no mercado transcorra de forma adequada e com qualidade.

 

5. Acompanhar os resultados

Além dos indicadores para acompanhar a execução do projeto de DS, é importante também acompanhar os resultados após sua implantação, através de indicadores para essa finalidade, como, por exemplo volume de vendas, quantidade de novos clientes, eficácia promocional e fluxo de loja.

É importante analisar os resultados sobre pontos críticos de sucesso definidos na fase de inicialização do projeto, assim como definir estratégias de melhoria contínua da comunicação em seus pontos de venda, de forma a dar a devida importância à modernização dos conteúdos.

 

A revolução que o mercado de DS está provocando, tanto no mercado publicitário quanto em outros setores, como varejo, nos remete a imaginar uma gama de oportunidades de crescimento e novos investimentos que não podem passar despercebidos pelo empreendedor brasileiro. Conhecer bem o assunto, adquirir bons hardwares e softwares, e adotar ações estratégicas são diferenciais competitivos capazes de levar a empresa a elevados patamares.

Então, te ajudou a esclarecer os passos necessários para o seu projeto de sucesso? Quer saber mais? Entre em contato