0 Compart. Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Compart. ×

Depois de algum tempo pesquisando sobre digital signage, você percebeu que a solução é fundamental para o seu negócio, decide implantar na sua empresa, mas não sabe por onde começar.

Para atingir os melhores resultados o segredo está na estratégia de negócio. Algo que deve ser definido antes de assinar um contrato com o software ou comprar os equipamentos necessários.

Tendo em mente as informações a seguir, o sucesso do seu negócio estará no caminho certo. Confira:

1 – Objetivos

O primeiro passo a ser tomado é entender quais os resultados você espera obter com sinalização digital, para que depois possa estabelecer como alcançá-los.

Saber se a solução é voltada para funcionários, visitantes ou ambos é de suma importância para definir a próxima etapa do processo e até mesmo o local de instalação das telas, que deve sempre buscar atender ao público-alvo.

Considere todas as possibilidades! Você pretende apenas informar e entreter, ou gostaria de realizar mais – como aumentar a notoriedade da marca, aumentar a eficiência e os fluxos de trabalho, ou empurrar o tráfego para fornecedores e eventos no local?

2 – Público

Uma vez que você definiu o que espera alcançar com digital signage e quem é seu público, é importante descobrir o que o seu público precisa!

Isso mesmo, descobrir! Muitas vezes temos a ideia de que sabemos o que o público precisa, mas acontece que tiramos essa conclusão sem perguntar. E na maioria das vezes, estamos errados.

Realizar pesquisas é uma ótima prática para entender o que o nosso público precisa, portanto, pergunte!

Conheça mais a respeito do seu público-alvo, assim ficará mais fácil produzir conteúdo atrativo e relevante.

Falar sobre assuntos que mais se interessam, na linguagem que utilizam e em momentos mais adequados é um exemplo de estratégia de engajamento com o público.

Assista agora: Webinar “Como iniciar uma operação de Digital Signage?

3 – Orçamento

Trata-se de um novo projeto, atualização ou expansão?

Elabore um orçamento abrangente que considere as necessidades atuais, bem como a manutenção e posterior expansão. Leve em consideração todas as opções, e lembre-se de que, na maioria das vezes, o barato sai caro!

Optar em adquirir os equipamentos mais baratos nem sempre é a melhor opção. Já pensou na durabilidade deles? E se for necessário trocar de aparelho em um período de tempo muito curto? E se o equipamento não for compatível com o software escolhido para gerenciar todo o processo?

O 4YouSee, por exemplo, está disponível para diversas plataformas: Android, Windows, Linux, Google Chrome e monitores profissionais com player embutido da LG e Samsung.
Para saber mais, fale com um dos nossos consultores.

4 – Equipe responsável

Você precisa de no mínimo um profissional responsável pelo andamento do projeto. Alguém que vai pensar e utilizar o sistema de sinalização digital todos os dias – alguém na equipe que gosta do sistema e reconhece que pode ajudar a realizar seus objetivos.

O responsável precisa adaptar e evoluir o sistema para atender às necessidades da audiência. Caso contrário, você irá gastar muito dinheiro para um sistema que ficará órfão e ineficaz.

Esse profissional também será responsável pelo monitoramento de conteúdos, veiculação de propagandas, contratação de mais funcionários e prestação de contas. Claro que tudo isso depende do tamanho do projeto implementado, por isso deve ser alguém de confiança e experiência na área.

5 – Conteúdo

Essa pergunta só pode ser respondida depois de estabelecer as 4 primeiras dessa lista. Ao definir o início da estratégia é possível entender melhor o que reproduzir na sua tela e como produzir esse conteúdo.

O primeiro ponto aqui é decidir se a produção será feita por uma equipe interna ou um serviço terceirizado. Não há como falar qual opção é a melhor. Todo o cálculo depende da sua estratégia inicial.

Depois, pense em detalhes simples, como o formato de cada conteúdo (vídeos, vinhetas, imagens, texto etc.), o tempo de cada um deles, se é viável a utilização de som, se as telas são interativas, entre outros.

Por exemplo, pensando em uma TV Corporativa. Pessoas que estão andando em um lobby ou hall de entrada vão querer informações rápidas e diretas, como a previsão do tempo e manchetes de últimas notícias. Utilizar som também não é a melhor estratégia, uma vez que é um ambiente de passagem.

Os funcionários que estão em um breakroom vão precisar de algo diferente. Essas pessoas estão em um ambiente mais calmo, além disso, o tempo de permanência no ambiente é maior, assim o conteúdo também pode ser maior e mais denso, talvez até com a utilização de som.

Eles podem prender a atenção nas telas, caso o conteúdo seja do seu interesse. Além disso, a programação deve ser maior e mais elaborada, uma vez que eles passam mais tempo na sala. Imagina que chato ficar assistindo conteúdo repetido todos os dias.

Um ponto importante que vale ser levado em consideração é a decisão de utilizar telas interativas ou não. Porque aí a produção de conteúdo é diferente e mais elaborada, com a ajuda de profissionais do setor de tecnologia e desenvolvimento.

E lembre-se, você não quer tudo em todos os lugares. Corresponder às aspirações do público e oferecer uma boa experiência é o que garante o sucesso do seu negócio!

Leia mais: 5 dicas para implantar o seu projeto de Digital Signage no Varejo

6 – Parceiros

Sabemos que é impossível realizar tudo sozinho! Por isso, lembre-se: você precisa de parceiros, mas eles também precisam de você.

Logo de início, você vai precisar de parceiros de hardware (compra de equipamento), de software (sistema de gestão de reprodução), de conteúdo (produção e divulgação da marca) e publicidade (venda de anúncios, caso também faça parte da sua estratégia).

Utilizando a TV Corporativa mais uma vez como um exemplo: fizemos um post explicando como maximizar o ROI do anunciante. Com isso, é possível deixar claro que essa parceria é uma via de mão dupla, além de se dispor a ajudá-lo a obter um retorno de investimento maximizado, o que comprova o seu conhecimento a respeito de assunto e gera maior credibilidade.

Uma vez que você conseguir definir cada um dos ítens acima, a sua estratégia está pronta para ser implementada. Ter todas as etapas estipuladas facilitam o andamento do projeto e proporciona uma segurança quanto à sua execução.

0 Compart. Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Compart. ×