De acordo com a terminologia padrão do grupo de Digital Signage do POPAI (Point of Purchase Advertising International) digital signage é uma rede de displays digitais gerenciados de forma centralizada e programáveis para exibir informação segmentada, entretenimento, merchandising e propagandas.

Assim, um Digital Sign é qualquer veiculação programada para ser exibida em um ou mais painéis de uma rede, podendo ser vídeo ou imagens, além de notícias capturadas dinamicanente de portais (RSS) e exibidas em um modelo de tela padrão (Template).

Há basicamente 3 possíveis tipos de redes de digital signage, essa segmentação considera o objetivo geral da audiência enquanto exposta ao display, o tempo médio em frente ao painel, e o objetivo do gestor da rede de painéis.

Ponto de Espera. TV Corporativa em empresas, hospitais, escolas e bancos

Consistem de monitores instalados em prédios modernos com objetivo de exibir informações relevantes para profissionais que trabalham nesse prédio, bem como seus visitantes. Clientes ou potenciais clientes que estejam aguardando são impactados por informações sobre produtos e serviços da empresa. Junto a isso normalmente se exibe previsão do tempo, cotações, ticker de notícias, dentre outros conteúdos contextualizados com o negócio do prédio, como quadros de salas (edifícios comerciais), horários de aulas (faculdades e escolas), horários de eventos e reuniões (centros de convenções), etc.

Mídia em Ponto de Venda

Os displays instalados em ponto de venda tem objetivo de fazer promoção cruzada de produtos ( ex.: próximo a um vinho mostra-se um anúncio de um queijo que pode acompanhá-lo), melhorar e tornar mais personalizada a experiência do consumidor e orientar o consumidor sobre um produto ou serviço, prover mais informações ou sugerir que o consumidor tenha uma experiência continuada com o produto após a compra ( usar um cupom ou interagir em uma rede social).

Nesse tipo de rede, as telas são instaladas estrategicamente para garantir que o consumidor a veja. Outra característica interessante desse tipo de implementação é a facilidade com que se pode medir o retorno de investimento (ROI), pois é possível comparar, dentre outras métricas, o volume de vendas de um determinado produto antes e depois dele ser promovido por meio de uma tela de digital signage no ponto de venda.

Ambientes de Pessoas em Circulação

Tem se tornado cada vez mais comum a utilização de displays out of home em estações de trens, ônibus, táxis e aeroportos. As pessoas que passam diariamente por esses locais ou usam transporte público em geral estão precisando de informações dinâmicas, atualizadas, claras e rápidas, e sobretudo contextualizadas com o local onde são exibidas.

As marcas também aproveitam esse cenário para anunciar seus produtos. Como o digital signage é dinâmico, empresas como restaurantes e bares podem lançar campanhas em telas próximas aos locais onde possuem lojas, e aumentar o volume de mensagens em horários próximos a hora do almoço ou jantar.

Como está o Digital Signage no Brasil?

“Em julho de 2010 já existiam mais de 50 mil telas instaladas e operadas profissionalmente, com tendências de superar 80 mil em 2014. Segundo a Ipsos Marplan, que incluiu a mídia digital out of home em sua base a partir de 2009, 67% da população da Grande São Paulo afirma ter sido impactada pelo veículo nos 30 dias que antecederam a pesquisa.”

Confirmando o grande e constante crescimento que apresenta desde 2009, a Mídia DOOH cresceu no primeiro trimestre de 2012 duas vezes mais que o mercado publicitário brasileiro total, no comparativo com o primeiro trimestre de 2011, segundo dados do Projeto Intermeios.

Mais detalhes sobre aplicações de digital signage podem ser encontradas neste documento do W3C , que serviu de base para este artigo.

Nossos
Números

+40 mil

telas gerenciadas

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