Como medir o resultado de conteúdos em digital signage?
Nós da 4YouSee temos o propósito de ajudar as pessoas a colocar conteúdos realmente excelentes nas telas ao seu redor do seus negócios. Mas, uma vez que o conteúdo está lá, como potencializar seus resultados ao máximo?
Uma das maiores dificuldades dos projetos de marketing e comunicação passam pela medição de seus resultados, que começa justamente na definição de objetivos e seleção de indicadores que façam sentido. Lembrando que o foco de todos os esforços deve ser sempre a conversão em vendas.
Confira os nossos principais conselhos para você medir e melhorar os resultados a cada nova ação ou campanha:
1. Clareza de objetivos e definição de sucesso
O ponto de partida para qualquer projeto de comunicação é o foco nos objetivos. E estes são únicos de acordo com a empresa, circunstâncias internas e externas. A partir da expectativa de retorno, como usaremos o digital signage para atingi-lo?
Estes objetivos com a comunicação em telas podem variar em toda a organização. Por exemplo, alguns pontos podem ser usados para manter os colaboradores informados, enquanto outros podem ser usados para atrair os clientes. Apenas depois de definir estes objetivos é possível definir os indicadores, ou KPIs (key performance indicators) a serem analisados.
2. ROI e Cenário Inicial
A maioria dos líderes de marketing pecam ao ignorar este aspecto crítico. Conforme falamos no início deste artigo, ter precisão nas avaliações de resultados relacionados ao esforço de digital signage é uma operação complexa. Na verdade, por diversos fatores ambientais, no melhor dos mundos, temos porcentagens de crescimento que ainda sim não são capazes de dimensionar a realidade com acurácia absoluta.
Por isso, é de extrema importância ter um panorama atual ou uma linha de base nos lucros antes de lançar seu projeto de comunicação em telas. Se isso não for feito, não haverá meios de acompanhar o crescimento. É crucial saber o atual estado de coisas para qualquer comparação.
Ainda que as medidas não sejam precisas, precisamos falar de uma máxima da administração moderna que se reforça a todo dia em mundo guiado por dados. Peter Drucker nos ensina: “Apenas o que pode ser medido, pode ser melhorado”
3. O que os clientes acharam?
A realização de uma pesquisa com o cliente pode ser usada para estabelecer o ROI da digital signage. Buscar respostas como e onde os clientes receberam pela primeira vez as informações sobre um determinado produto ou souberam sobre sua marca, é uma avaliação quantitativa e qualitativa relevante. Essas informações podem ser úteis inclusive, para deduzir o que motivou o cliente a fazer uma compra.
Ao usar a comunicação em telas para atrair clientes, anúncios curtos podem informar uma decisão de compra, após demonstrar como um produto pode ajudar a melhorar sua vida. É mais fácil medir o ROI em digital signage quando você sabe o que desencadeia uma decisão de compra entre seus clientes. Afinal, o foco sempre está em vendas!
Com mais de 10 anos de grandes resultados no mercado nacional, e mais recentemente, com operações na América Latina e Europa, a 4YouSee reúne toda sua expertise para garantir o melhor resultado no seu projeto. Contate um de nossos consultores para explorar o mundo de possibilidades da comunicação em telas, clicando aqui!
Até breve, com mais conhecimentos da nossa empresa para a sua.
SeeYou Soon!