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Há algum tempo várias publicações relacionadas a Digital Signage costumam utilizar a expressão “Content is King”, que significa “Conteúdo é Rei”, querendo dizer que o que importa mesmo em uma operação de comunicação digital Out of Home ou TV Corporativa é a qualidade do conteúdo veiculado.

O blog Digital Signage Today publicou uma matéria discutindo esse assunto, onde argumenta que uma estratégia centrada no público é ainda mais importante que o conteúdo propriamente dito, e que estratégia e conteúdo precisam andar juntos para se atingir os melhores resultados.

Penso que esse assunto é super relevante para as redes OOH brasileiras, e por isso decidi escrever este texto, que traduz e resume a matéria original.

Estatísticas apontam que conteúdos que melhoram as experiências das pessoas estão direcionando a implantação de projetos de Digital Signage. Os números indicam que 63% das pessoas afirmam que o Digital Signage chama sua atenção e 42% preferem comprar em lojas com displays de vídeo. Mas isso é por causa do conteúdo apenas? Ou isso ocorre porque as instalações de Digital Signage estão sendo bem planejadas?

 

Estratégia “é rei”

Diferentes segmentos de negócios estão investindo em conteúdos digitais para criar oportunidades infinitas para engajamento de seus consumidores. Entretanto, essas empresas que têm se mostrado à frente do seu tempo, não se apoiam apenas no conteúdo. O que elas fazem, na verdade, é focar na estratégia que vem antes da elaboração de um conteúdo diferenciado, mantendo-se ligadas no porquê, quando e como o conteúdo deve ser utilizado para capturar as necessidades do público.

Um plano de comunicação efetivo vai muito além de trabalhar o Digital Signage como uma mera plataforma de anúncios. O Digital Signage é muito mais efetivo se estiver incorporado em uma estratégia de marketing mais ampla.

Ao empregar uma estratégia de marketing que coloca o consumidor no centro – o que precisa estar alinhado com objetivos gerais do negócio – as empresas passam então a entregar conteúdos com propósitos bem definidos.

Sem isso, é muito difícil obter e manter o interesse do público. Uma marca representa a personalidade e a filosofia de um negócio, e essa mensagem precisa ser passada no Digital Signage de uma maneira consistente com todas as outras estratégias de comunicação da organização, mas sem deixar de lado a preocupação com o consumidor.

 

Fazendo um upgrade no seu conteúdo

A personalização dos conteúdos tem ocorrido bastante no varejo ( nos EUA e em outros países muito mais do que no Brasil, onde há ainda muitas oportunidades ).

Avanços tecnológicos estão tornando mais fácil a tarefa de se executar estratégias de marketing efetivas que alcancem o consumidor dentro das lojas.

Há um número muito grande de dados disponíveis que podem ser integrados ao Digital Signage, muitos deles gerados nas transações diárias das lojas. Os varejistas estão usando o momento em que o cliente vai pagar pela sua compra para apresentar uma série de produtos e mensagens com base nos dados da compra desse cliente.

A utilização de beacons vem sendo notada também, para enviar mensagens personalizadas e alterar a atmosfera digital da loja pra ficar mais relevante para o consumidor.

Com tantas tecnologias disponíveis para o marketing, é importante se ter uma estratégia que garanta que a tecnologia e o conteúdo andem juntos para gerar o valor esperado para o negócio.

É muito comum a estratégia ser deixada de lado quando uma tecnologia nova aparece e se torna muito “badalada”, como é o caso do Digital Signage. Mas para se garantir que essa tecnologia seja efetiva, objetivos e metas precisam ser identificados, assim como as necessidades do público precisam ser conhecidas. Dessa forma será possível elaborar um conteúdo direcionado, aumentando as chances de sucesso do projeto.

E você? Concorda que A Estratégia é “Rei”? Conte-nos mais nos comentários.

definindo uma estratégia vencedora de conteúdo para sua rede de mídia digital out of home

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