Nos últimos anos, os consumidores, principalmente aqueles sem tempo para ler revistas e ouvir programas de rádio, vêm sendo envolvidos pelo mercado de Digital Signage. E, por consequência, estão gravitando naturalmente na órbita dessa tecnologia que oferece um modo mais envolvente e atrativo de conhecer os produtos ou serviços de empresas que estão inseridas no mercado.

Essa solução pode ser considerada um mundo separado, com demandas e expectativas exclusivas, e diferentes das melhores práticas de outras mídias. Isso porque a capacidade de concentração do público é mais curta, e seus desejos são variáveis. Embora a popularidade da sinalização digital esteja crescendo em termos globais, muitas empresas desconhecem as principais técnicas utilizadas para atrair anunciantes e aumentar sua rede de parceiros. A seguir, conheça algumas estratégias que ajudarão o seu negócio a atrair públicos maiores e estimular novas fontes de receita com anúncios.

1 – Escolha um nicho específico de atuação

Escolha um nicho específico de atuação

Inicialmente, você precisa definir claramente qual é o seu nicho de atuação e o que seu público deseja. Saber isso leva a compreender o que o seu negócio de sinalização digital vai fazer e por quê. E não saber pode custar caro. Com um público específico em mente, a empresa poderá traçar estratégias e empregar práticas desenvolvidas para conquistar o público desejado e, consequentemente, atrair dezenas ou até centenas de anunciantes. Isso também auxiliará nas suas tomadas de decisão sobre adoção de infraestrutura de tecnologia, aquisição de conteúdo e implementação de táticas de propaganda.

 Dica 4YouSee: Ao invés de oferecer sinalização digital para qualquer tipo de cliente, teste um nicho específico e depois aumente o seu leque de ofertas para os outros segmentos. Pensando nisto, você pode iniciar sua operação no segmento de Casas Lotérica, Salões de Beleza, Clínicas de Estética, Edifícios Comerciais, Universidades, Barbearias, Supermercados, Shopping Centers, Táxi, Ônibus ou até mesmo em Aeroportos.

2 – Elabore um Mídia Kit completo

Elabore um Mídia Kit completo

Uma ferramenta indispensável para todo veículo de comunicação é o Mídia Kit, que funciona como uma vitrine do seu negócio. Caso seja bem elaborado, esse documento será o melhor caminho para atrair diversos anunciantes. Para começar, faça uma breve introdução, citando as principais características e diferenciais do seu serviço. Em seguida, inclua dados de mercado referentes à sua mídia, e use isso como um argumento para convencer o anunciante da importância de atingir um público com o seu veículo de comunicação. Em seguida, levante alguns dados sobre a sua audiência, tais como idade, sexo, classe social e escolaridade.

E se você já fez um trabalho publicitário, mencione as marcas que já anunciaram no seu espaço e quais já foram parceiras. Lembre-se de incluir, de maneira clara, os formatos e valores para os anúncios e as condições para pagamento e para eventuais cancelamentos. Por último, inclua suas informações de contato, tais como e-mail e telefone. Caso a sua empresa já possua um site ou página em alguma rede social, ofereça um link para que os anunciantes possam fazer o download do mídia kit. Este, preferencialmente, deve ser criado no formato PDF, pois é mais leve para baixar e prático para ler.

Quer um guia para produzir seu Midia Kit? Veja nosso post O que é e como fazer um Midia Kit completo.

 Dica 4YouSee:  Apresente no seu MídiaKit informações sobre o número de monitores, regiões cobertas (Cidade X Estado X País), mostre qual é o perfil dos estabelecimentos atendido com a sua mídia (x bares, y academias, z elevadores), quanto tempo a audiência fica olhando para os monitores, pesquisas de crescimento sobre o mercado DOOH e principalmente o volume da audiência, ou seja, quantas pessoas são impactadas todos os dias ou por mês.

3 – Tenha vendedores na rua!

Tenha vendedores na rua

O lugar de vendedor de Mídia Digital Out Of Home é na rua, ou melhor, DENTRO DO CLIENTE e não no escritório atrás do chats, reuniões e relatórios.

 Dica 4YouSee: Na verdade, à empresa de Mídia DOOH corre atrás de um ponto em potencial para explorar sinalização digital, mas logo em seguida, o desafio é atrair anunciantes para justificar o retorno daquele canal/mídia publicitário. Portanto, é essencial ter vendedores que conhecem o mercado, comunicar benefícios deste tipo de mídia, estimar retorno para os anunciantes e gerar um relacionamento de médio e longo prazo com os clientes conquistados (Pós Venda).

4 – Crie um site e marque presença nas redes sociais

Crie um site e marque presença nas redes sociais

De acordo com um estudo realizado pelo Ibope Media, 94,2 milhões de usuários acessam a internet no Brasil. Para as empresas, isto representa uma ótima oportunidade para atrair e conquistar novos clientes. Mas para aproveitar todo esse potencial, é necessário criar um site e páginas em redes sociais, e utilizar estratégias eficientes para que você tenha uma presença relevante na web e seja encontrado facilmente pelo seu potencial anunciante. Lembre-se de apresentar facilmente toda a proposta de valor da sua empresa e como ela pode gerar benefícios ao anunciante, além de expor seu mídia kit em uma página específica do site.

 Dica 4YouSee: Para não perder e dinheiro neste início, sugerimos comprar templates de sites em WORDPRESS e alinhar toda a sua identidade visual com tema adquirido. Além disto, é de suma importância, deixar estampado o que você vende e faz para os visitantes do seu site. Já para marcar presença nas mídias sociais, é essencial entender qual o seu público-alvo e saber se é mais fácil encontrá-lo no (Facebook, Twitter, Instagram ou no Linkedin). No Facebook, você pode deixar a sua marca relevante para comerciantes locais, que estejam atuando na área de saúde e seriam bons clientes para sua rede de sinalização digital no interior Paulista por exemplo.

5 – Invista em Marketing

Invista em Marketing

Uma estratégia simples e completa gera enormes resultados, enquanto que ações isoladas e com baixa qualidade resultam em retornos parciais. Este é um princípio básico conhecido por todos, e que é utilizado desde os primórdios do marketing. Ao investir em marketing, você poderá utilizar técnicas e ferramentas para divulgar a sua marca de maneira mais eficiente e agregar mais valor ao negócio, além de poder direcionar esforços de divulgação a anunciantes que realmente estejam interessados nos seus serviços de TV corporativa. Quanto maior a exposição e o engajamento, maiores serão as chances de você atrair e fidelizar mais anunciantes do que o seu concorrente e alavancar o seu negócio.

 Dica 4YouSee: Invista em Ações de Marketing para distribuir na sua cidade (Folhetos, Cartão de Visita, Mídia de Pão). Anuncie a sua empresa de Mídia Digital Out Of Home em classificados e em jornais locais. Faça parcerias, promova ou participe de eventos, ofereça brindes e etc.

6 – Adote um ótimo software para criar, gerenciar e distribuir conteúdos de digital signage

Adote um ótimo software para criar, gerenciar e distribuir conteúdos de digital signage

Já é sabido que o conteúdo e o design gráfico são os elementos mais importantes de qualquer negócio de sinalização digital. Ao criar imagens, vídeos e templates de alta qualidade, certamente sua empresa estará oferecendo uma experiência mais significativa e memorável ao público. Contudo, pegar uma câmera e fotogravar ou filmar qualquer coisa não é suficiente. Para a veiculação digital ser bem envolvente, ela precisa ser produzida e editada por um bom software de gestão de conteúdo, que tenha uma interface amigável e intuitiva e produza um conteúdo de alta qualidade em poucos minutos.

 Dica 4YouSee: Para CRIAR: utilize um software que te ajude a encantar seus clientes com conteúdos de qualidade, rápido e de baixo de custo. Para GERENCIAR: utilize um software intuitivo que seja ágil, flexível e acessível de qualquer lugar. Para DISTRIBUIR: Opte de adquirir plataformas compatíveis com Android, Chrome, Windows e Linux.

7 – Explore oportunidades em cidades pequenas

Explore oportunidades em cidades pequenas

Para firmar relações sustentáveis e duradouras, e atrair facilmente um público desejado e criar novas fontes de receita, você deve encontrar oportunidades em cidades interioranas, ao invés de capitais. Nelas, é possível desenvolver uma visão mais clara do público que está tentando atingir e do conteúdo específico que o mesmo deseja, além de encontrar facilmente anunciantes dispostos a divulgarem seus produtos ou serviços. Ao atuar em pequenas cidades, seu negócio enfrentará um baixo nível de competitividade, e poderá dominar o setor de TV corporativa no local.

Quais dessas técnicas você utiliza para atrair anunciantes para a sua rede de Digital Signage? Elas geraram resultados positivos para o seu negócio? Conte para a gente nos comentários!

 

Case: como a Posto Mídia aumentou a produtividade em 25% utilizando o 4YouSee