Com a expansão do uso de Digital Signage (DS), o  comércio varejista passou a explorar melhor os recursos, uma vez que precisa estar sempre atento às tendências de mercado. As metas de venda geralmente são arrojadas para sustentar o negócio e é preciso muita criatividade para driblar eventuais crises. Não adianta ficar preso a modelos ultrapassados de vendas. Traçar estratégias de publicidade é fundamental para promover um diferencial competitivo.

A aliança da tecnologia com Digital Signage (ou sinalização digital) para o varejo representa uma aposta na melhor experiência do seu cliente, de forma a encantá-lo durante uma visita ao estabelecimento e garantir o seu retorno. É possível explorar as inovações nesse setor através de uma maior exposição dos recursos de DS.  Confira algumas dicas.

 

Digital Signage no PDV ou POS Digital Signage

Implantar soluções de sinalização digital em pontos de venda (PDV) ou Point of Sale (POS) visa proporcionar uma experiência de consumo ao cliente em um ambiente diferenciado. Além de fortalecer a marca, disponibiliza entretenimento ao cliente, provocando o aumento do consumo e potencial retorno ao estabelecimento.

Através de um canal de comunicação em telas eletrônicas é possível divulgar informações relevantes sobre os produtos, promoções, conteúdos atualizados e interessantes capazes de atrair e fidelizar o cliente, além da exploração do espaço para venda de anúncios de outros fornecedores ou parceiros, favorecendo o aumento da receita.

Em uma loja de varejo, é possível colocar alguns displays para que os consumidores visualizem conteúdos apropriados próximos a um produto ou serviço disponível. Alguns pontos para exposição podem ser considerados, como no final de um corredor ou perto de uma mercearia, em uma rede de supermercado, por exemplo.

Este tipo de solução é poderosa, pois provoca uma ação imediata, em que o cliente fica instigado a comprar. É importante que o conteúdo para os displays eletrônicos sejam úteis, como por exemplo, receitas de produtos que estejam expostos exatamente nas imediações das telas.

 

Digital Signage para Wayfinding

O segmento de DS está em constante inovação e uma solução de wayfinding digital é capaz de melhorar a experiência de serviço ao cliente, fornecendo informações, serviços adicionais e reduzindo significativamente o tempo gasto na procura de uma determinada localização pelo cliente. Trata-se de uma solução que ajuda as pessoas a encontrarem o seu caminho, facilmente aplicado para o ambiente de varejo, de forma a descrever orientações claras e direcionando para ir em busca do seu objeto de desejo, podendo incrementar com informações a respeito dele.

 

Quiosques interativos

Utilizar solução de Digital Signage em quiosques interativos em determinados tipos de varejo propicia uma experiência de consumo bastante interessante. Através da instalação de tela sensível ao toque é possível que o cliente interaja com o estabelecimento. Exemplo disso é a utilização em restaurante, permitindo que o cliente em potencial navegue no menu do restaurante através de imagens de alta resolução e descrições que dão vontade de consumir. Pode ser disponibilizada a função de reserva que permita o acompanhamento em tempo real. É importante que o conteúdo esteja sempre atualizado e a interface seja de fácil navegação.

 

Telas com menuboard digital

Implantando solução de menu digital fica mais fácil aguçar a percepção do público quanto aos produtos oferecidos pelo estabelecimento, principalmente quando existe uma grande variedade no portfólio. É possível, também, destacar ofertas, chamando a atenção do consumidor. É  uma solução simples, mas que requer uma atualização constante quando existe uma rotatividade de produtos em estoque e mudanças frequentes de preços ou componentes. É importante utilizar fotos com boa resolução e informações relevantes. Ao explorar este recurso de DS e definir uma comunicação mais objetiva com o seu cliente, a loja de varejo melhora, inclusive, o seu tempo médio de venda.

Alguns monitores encontrados no mercado podem ser citados, como:

  • Os Monitores da LG, LG 55LV75A-4BLG 47LV35A-3B55LV35A-3B são ultrafinos e eficientes, com baixo consumo de energia e oferecem excelente experiência visual;
  • A Samsung também possui diversas opções de monitores, de acordo com o tamanho (46″ e 55″), das séries UDE-B, UDE-C, UDC-B e UED, com imagem de elevada qualidade, design de bordas estreitas e painel otimizado.

Além desses monitores, há também a opção pela utilização de monitores com players embarcados, que podem reduzir consideravelmente o valor total a ser investido na aquisição de hardware. Veja um post no nosso blog sobre isso: 4YouSee lança player embarcado para monitores LG e Samsung.

 

Não podemos limitar o uso de Digital Signage. Muita matéria poderá ser vista no futuro sobre possíveis aplicações, tornando difícil até mensurar sua extensão. E essa é uma tecnologia que vem avançando cada vez mais entre os varejistas brasileiros. É preciso considerá-la como uma opção para ampliar as vendas ou mesmo para facilitar e dinamizar a comunicação com seus consumidores.

 

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Webinar: Como iniciar uma operação de digital signage