A internet trouxe bastante comodidade para os consumidores, uma vez que em poucos minutos o cliente consegue fazer a comparação de preços, selecionar o produto e efetuar a compra sem ao menos sair de casa.  

Essa praticidade não só fez com que 89% dos internautas realizassem compras online em 2017, mas também mudou os hábitos de consumo da maioria das pessoas. Além disso, essa porcentagem reforça a necessidade de pontos de vendas mais atrativos e diferenciados.

Seguindo algumas dicas para a implantação dessa tecnologia, a instalação de digital signage em seu PDV é uma solução para isso.

Hoje em dia, essa economia de tempo e dinheiro com as compras online faz com que as pessoas não sintam a mesma necessidade de ir até lojas ou shoppings, tornando cada vez mais desafiador aumentar as vendas no mundo do varejo.

Com esse cenário, como os varejistas podem sobreviver a tantas mudanças e ainda se destacar? Ou melhor: como você pode melhorar o seu ponto de venda fornecendo mais conforto e praticidade ao cliente?

A partir dessa ideia, criamos esse post para mostrar que, incluindo o digital signage em uma boa estratégia, pode melhorar a experiência do consumidor aumentar as vendas. Veja a seguir:

Diminui a percepção de tempo de espera

Um dos motivos para os consumidores optarem pelas compras online é a economia de tempo. Pensando nisso, as lojas devem transformar esses “minutos a mais” em uma experiência positiva para o cliente.

A espera em filas nos pontos de venda costuma ocupar a maior parte do tempo no momento de compra e, na maioria das vezes, as pessoas nessa situação não estão ocupadas com nenhum outro tipo de atividade, fazendo com que alguns minutos se pareçam horas de espera.

Como consequência, as filas acabam sendo encaradas como uma experiência entediante e frustrante para o cliente. Dessa forma, esse tempo de espera pode fazer com que as pessoas desistam de comprar ou tenham uma visão negativa do atendimento da loja.

No entanto, para o digital signage este período ocioso é visto como uma oportunidade para entreter e informar os seus clientes. Enquanto assiste algum vídeo, lê alguma informação da loja ou vê uma imagem, o seu público se distrai e se sente melhor nas filas. Daí vem a importância de investir em telas no seu PDV.

Além de diminuir a percepção de tempo de espera, usar o digital signage nas filas do seu PDV é aproveitar desse momento para divulgar produtos ou serviços especiais da loja com o intuito de estimular o cliente a retornar ou comprar mais.

Implantar o digital signage com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor é essencial para seu negócio se destacar nesse cenário tão competitivo e incerto. Mas, para ter resultados, é preciso que as pessoas entrem nas lojas para notar as mudanças.

Digital Signage deixa o seu ponto de venda mais convidativo

Mais de 75% dos consumidores afirmaram que entrariam em uma loja que não conhecem apenas pelo impacto causado pela sinalização da fachada. Por isso, é muito importante criar (ou recriar) uma entrada que atraia e instigue o cliente a entrar nas suas lojas.

Assim como o digital signage consegue entregar eficiência e diversidade, ele também é a solução para transformar uma fachada comum em uma entrada atraente e inovadora.  Existem várias opções para alcançar esses resultados, como:

  • Vídeo Wall;
  • Painéis de Led;
  • Telas de LFD;
  • Displays interativos.

Todas essas possibilidades, usadas de maneira certa e com conteúdo bem elaborado, ajudam no seu objetivo de diferenciar a sua loja entre muitos outros negócios, além de despertar a curiosidade do público sobre as melhorias do seu ponto de venda.

Para comprovar o impacto do digital signage, veja abaixo o exemplo que soube explorar essa tecnologia na entrada da loja.digital signage varejo

Apesar de se tratar de uma marca bastante conhecida e respeitada, utilizar apenas manequins e banners para compor as vitrines não gera impacto suficiente. Com isso, as pessoas não são instigadas a conhecer o ponto de venda.

Enquanto isso, o exemplo acima tem a identidade da marca reforçada pelo painéis de LED, destacando diversos elementos da loja, principalmente seus produtos. Isso faz com que o público fique mais à vontade para entrar mesmo sem a intenção inicial de comprar.

A partir disso, fica mais fácil de entender a importância de investir na entrada do seu ponto de venda, já que é ela o convite para o seu público conhecer o seu negócio e lembrar da sua marca.

Aproxima o cliente do seu negócio

Além de diversas vantagens que as compras online são capazes de oferecer, esse hábito está se tornando cada vez mais comum por vivermos grande parte dos nossos dias atrás de uma tela.

Isso faz com que as lojas na internet fiquem mais próximas dos nossos consumidores no cotidiano. Pensando nisso, se vivemos um cenário de uso constante de várias tecnologias, por que não aplicar o digital signage no seu ponto de venda?

Com o amplo uso de notebooks, smartphones ou tablets atualmente, implantar displays digitais pela sua loja faz com que as pessoas se sintam familiarizadas e fiquem mais à vontade. Consequentemente, você começará a se aproximar e formar uma relação de confiança com o seu público.

Baseado nessa ideia, uma pesquisa registrou que 7 em cada 10 consumidores associam a qualidade da sinalização da loja com a qualidade dos produtos. Por isso, pense, elabore e abuse da sua criatividade na hora de criar a sua estratégia e o seu conteúdo!

É certo que qualquer dono de negócio tem como ambição conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Mas, não são todos empresários que têm a consciência que confiar na qualidade do produto ou fazer uma boa divulgação não garante o alcance dos objetivos.

Isso acontece devido ao cenário em que cada vez mais novos canais de compras surgem e a dificuldade de se destacar no mercado cresce na mesma proporção, fazendo com que a receita para sobreviver nessas circunstâncias seja encantar e cativar seu público.

Portanto, um dos caminhos para melhorar a experiência do consumidor é investir em digital signage nas suas lojas, porém sempre buscando utilizar de maneira adequada para garantir os benefícios tanto para seu negócio, quanto para os seus clientes.

Ainda em dúvida sobre como aplicar essa tecnologia em seu ponto de venda? Confira esse case para se inspirar!