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A utilização de Digital Signage (DS) aumentou significativamente em diversas aplicações de negócios. Seja para divulgação de produtos, informativos de empresas para seus funcionários ou clientes, treinamentos, entretenimento, horários de partida de determinados meios de transporte… Enfim. São várias as aplicações desta ferramenta.

Mas uma característica muito interessante é que a utilização desses painéis informativos ajuda a reduzir a percepção do tempo de espera em filas, salas de espera, terminais de transporte público, etc. Ou seja, você distrai o seu público com conteúdo de qualidade e eles ficam mais tolerantes para esperar por um atendimento, para aguardar o horário de embarque ou para permanecer em qualquer outra fila que exija uma espera forçada.

Disponibilizar conteúdos que consigam atrair o público e prender a atenção, minimizando a ansiedade das pessoas, é um desafio. As soluções de Mídia Digital Indoor demonstram ter um grande potencial de alcance e capacidade de despertar o interesse do público, mesmo diante de uma geração que está vivenciando uma era plenamente digital.

Reduzindo a percepção do tempo de espera

Quem nunca ficou aborrecido por passar bastante tempo aguardando um determinado atendimento, tomando um “chá” de aeroporto ou em uma sala de espera? Não é nada agradável, certo? Muitas pessoas ficam tão entediadas a ponto de desistirem ou até de procurarem confusão com atendentes ou com seus companheiros de espera. A situação é pior ainda quando não há algo para distrair o público. Muitos estabelecimentos disponibilizam revistas, o que já não é suficiente. Mas então, o que fazer?

 

Gestão de fila

As ferramentas tecnológicas de gestão de filas tradicionais passaram a expandir suas funções para conseguir se conectar com dispositivos de Digital Signage, transmitindo informações de forma mais inteligente, de forma que deixa de ser uma mera plataforma de gestão do atendimento para tornar-se uma ferramenta de entretenimento e informação.

A partir do momento em que ocorre a integração de um sistema de fila de atendimento com um canal de DS – seja chamando o cliente para a frente, ou tornando transparente nas mídias o tempo estimado em que ele permanecerá na fila – você faz com que o cliente fique satisfeito pois deixa nítida a sua preocupação com o atendimento.

Dessa forma, trabalhando integrados, é importante que sejam transmitidos conteúdos de interesse do seu público, capazes de entreter e transformar o tempo das pessoas na fila em uma experiência mais agradável. Esse zelo com o conteúdo que está sendo transmitido refletirá na redução da percepção de tempo de espera do cliente e na sensação de estar “perdendo tempo”.

 

Melhor utilização do tempo

O Digital Signage permite explorar grandes possibilidades para divulgação de produtos, transmissão de informações importantes, viabilizando o fortalecimento da marca. Mas, escolher o conteúdo certo é fator crítico de sucesso. E nos casos de espera forçada, a escolha do conteúdo deve ser ainda mais criteriosa, pois o conteúdo transmitido tem forte impacto, como visto acima, na percepção de tempo de espera do cliente.

Alguns conteúdos que podem ser utilizados nesse caso são:

  • Notícias diversas e atualizadas
  • Quizzes
  • Agenda de eventos locais
  • Variedades (lançamentos no cinema, trailers, dicas, etc)

É importante que a escolha desses conteúdos leve em consideração o perfil do seu público de forma a exibir informação relevante e que realmente possa entretê-lo, ajudando a reduzir a percepção de espera.

E você, o que acha? Tem mais sugestão de conteúdos para usar em situações de espera forçada para reduzir a percepção do tempo de espera? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

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