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Existem exemplos incríveis sobre as formas de usar um menu board digital e os resultados que os restaurantes conquistam. Como no caso da Prime Burguer, que aumentou quase 50% das vendas da sua rede após digitalizar o seu cardápio.

Com uma ferramenta como o menu board digital em mãos, você dá mais chances ao seu negócio de se destacar no mercado e aumentar as vendas. Mas para transformar essas chances em resultados concretos, você vai precisar se planejar.

Para alcançar os seus objetivos e ter retorno sobre o investimento é necessário definir uma estratégia e um plano de ação claros.

Pensando nisso, criamos este post com um passo a passo para te ajudar a criar uma estratégia de menu board digital com garantia de bons resultados no seu negócio. Confira:

Passo 1: Inspire-se!

Buscar por inspirações não é falta de criatividade ou incentivo à cópia. Ao contrário, conhecer novas formas de menu board digital vai te incentivar a perceber qual é o melhor formato para o seu negócio e trazer novas ideias.

Em nosso post 4 ideias de menu board digital para te inspirar, você conhecerá exemplos criativos e inovadores para transformar a experiência do cliente em algo mais divertido e original.

Uma boa dica é observar os seus concorrentes e ver como está presente o menu board no negócio deles.

Mas, antes de definir como as suas ideias vão ser aplicadas, você precisa do próximo passo.

Passo 2: Conheça seu público

Um importante passo é conhecer o seu público. Um caminho para conhecê-lo é fazer perguntas até que você consiga as respostas, que são as informações corretas sobre o seu público. Exemplos de algumas perguntas:

  • Quais são seus interesses?
  • Quais produtos mais gostam?
  • O que impede de experimentar outros produtos?
  • Quais restaurantes ou redes de fast food concorrentes frequentam?

Estes são alguns exemplos de perguntas que compõem a pesquisa de mercado. Esta atividade, além de traçar o perfil do seu público, pode te ajudar a entender o mercado em que o seu negócio está sobre vários aspectos.

Alguns exemplos de informações que você consegue a partir de uma boa pesquisa de mercado:

  • Tendências e oportunidades no mercado;
  • Potencial de lucro de um produto;
  • Ações da concorrência;
  • Satisfação do cliente.

Existem dois caminhos para conseguir as respostas que você precisa: o offline e online.

A primeira opção é feita por entrevistas presenciais, que podem ser feitas individualmente ou em grupo. Já pelo online, você pode disponibilizar questionários na internet ou usar ferramentas que já ofereçam dados sobre os interesses do público. Com as respostas, você pode construir a buyer persona, uma representação do possível comprador do seu produto.

A partir desses mecanismos e sugestões, é possível criar uma estratégia de conteúdo atraente para o seu menu board digital, já que, você terá os interesses do seu público definidos com embasamento e não suposições.

Passo 3: Defina os seus objetivos

Nesta etapa é importante apontar qual é a principal necessidade do seu negócio no momento. Para isso, se questione, pense e defina o objetivo a ser escolhido.

  • Quer vender mais?
  • Conquistar mais clientes?
  • Aumentar o ticket médio?
  • Vender mais de um determinado produto?
  • Se destacar no mercado?

Todos estes objetivos são possíveis de se conquistar com apoio do menu board digital e seus benefícios. Mas, ao focar em apenas um objetivo, você terá mais facilidade para executar a sua estratégia.

Caso contrário, o caminho para criar o seu projeto será muito mais longo, confuso e até mais caro. Definindo bem qual é o seu objetivo com o menu board, você poupa tempo,  dinheiro e evita distrações.

Passo 4: Saiba como aproveitar as vantagens do menu board digital

Depois de definir qual é o seu principal objetivo, é fundamental conhecer as vantagens do menu board digital. Ao conhecê-las, se questione:

Como esses benefícios podem me ajudar na minha estratégia?

Ter a resposta para esta pergunta não é tarefa fácil. Já que, saber escolher uma entre tantas possibilidades do menu board digital pode ser confuso. Pensando nisso, veja abaixo alguns exemplos de como fazer a relação dos objetivos com os benefícios:

  • Para atrair mais clientes, aproveite a diversidade de conteúdo usando imagens de alta definição, animações e vídeos em câmera lenta dos pratos para dar mais riqueza de detalhes ao seu cardápio.
  • Para criar engajamento com o seu público, você pode exibir conteúdos, como tweets de pessoas que mencionaram o seu restaurante e fotos tiradas dentro do seu ponto de venda. Tudo a partir de uma integração do software com as suas redes sociais.
  • Se você quer mais vendas, uma possibilidade que pode ser explorada é a comunicação dinâmica. Criar promoções relâmpago de acordo com datas, horário do dia e estoque.
  • Outra opção para aumentar as vendas é usar um volume maior de conteúdos ou exibir campanhas de destaque para divulgar um produto específico. Esta estratégia é bastante eficaz para deixar em evidência produtos que tenham baixo número de vendas ou pouco conhecimento do público.
  • Com um conteúdo diversificado em uma mesma tela, você pode aumentar o seu ticket médio oferecendo pacotes de produtos, adicionais na compra de certo item, dentre outras opções que são mais difíceis de expor em um cardápio tradicional.

Passo 5: Meça os resultados da sua estratégia

Antes de implementar a sua estratégia, é muito importante que você saiba mensurar os resultados. Apenas desta forma é possível avaliar a eficiência do seu planejamento. Aqui vale a máxima: você não pode melhorar o que não pode medir.

A principal pergunta para ser feita durante a mensuração da estratégia é: Quais são os resultados obtidos após incluir o uso do menu board digital?

Saber qual é o lucro com as novas ações é interessante para um dono de negócio, mas a mensuração requer análises de vários aspectos apresentados nos resultados, não apenas os números em si.

Por isso, busque observar o seu ponto de venda/rede, os clientes e o desempenho da sua empresa. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas para te ajudar a avaliar os resultados:

  • As vendas aumentaram ou diminuíram?
  • Mais pessoas foram no seu ponto de venda?
  • Os clientes levam menos tempo para escolher o que consumir?
  • Os clientes continuam escolhendo os mesmo produtos?
  • As promoções foram bem sucedidas?
  • A divulgação das campanhas foram mais práticas?
  • Como está o meu ticket médio?
  • Os produtos que anuncio estão tendo mais vendas?

Assim como conhecer seu público, avaliar os resultados da sua estratégia só é possível com base em pesquisas, entrevistas e análise de indicadores. Para que, a partir disso, você possa pensar com maior eficiência em outras estratégias com o menu board digital.

Passo 6: Aprimore o uso do menu board com boas ferramentas

Apesar da análise da sua estratégia de menu board digital ter sido concluída isso não implica que ela não possa ter uma melhor performance. Pensando nisso, temos duas ferramentas para te ajudar.

Usar um software para gestão dos seus conteúdos no menu board digital economiza seu tempo, reduz investimento e facilita a mudança dos preços, lançamento de novos produtos e promoções. Caso ocorra algum problema, você poderá resolver com mais praticidade, em poucos minutos. Assim, você terá mais tempo para cuidar do seu negócio e até mesmo criar novas estratégias.

Confira neste post os motivos para contratar um software em vez de usar outras soluções.

Outro elemento essencial para sua estratégia de menu board funcionar é um bom conteúdo, é com ele que você atrai mais olhares e desperta interesse do público.

Uma ferramenta que pode te ajudar neste sentido, é o 4YouSee Designer que possui um  ótimo custo-benefício para criar materiais atraentes e de forma rápida. Nesta plataforma, você terá acesso a diversas opções de imagens, ilustrações e vídeos de qualidade para facilitar a produção de conteúdo do seu menu board digital.

Com essas ferramentas e as dicas deste post, a sua estratégia de menu board digital terá muito mais chances de sucesso e alcançar o que você sempre buscou: aumentar as vendas, melhorar relacionamento com o público ou se destacar no mercado, dentre tantos outros objetivos que você pode alcançar com uma boa estratégia para cada um deles.

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