• Soluções
        • Soluções por Segmentos

        • Para Varejistas e Prestadores de Serviço
        • Para Integradores e veículos de mídia DOOH
        • Para comunicação interna
  • Produtos e Serviços
        • Produtos e Serviços

        • Softwares

        • 4yousee Manager
        • 4yousee Analytics
        • Precificador Online
        • Apps
        • Equipamentos

        • Mini PC
        • Totens
        • Câmeras
        • Telas
        • Serviços Complementares

        • Projetos Personalizados
        • Criação de conteúdo
        • Instalação e Visitas Técnicas
        • Monitoramento e Operação
  • Planos e Preços
  • Conheça
        • Conheça a 4yousee

        • Recursos

        • O que é Digital Signage
        • Blog
        • Cases
        • Materiais
  • Sobre nós
        • Sobre nós

        • Sobre a 4yousee
        • Seja um Player 4yousee
  • Fale com um especialista
  • Teste Grátis
Varejo   07 de agosto de 2020

Técnicas e aplicações de gestão de filas

por 4YouSee Digital Signage

Diariamente, nos deparamos com filas em praticamente todas as situações rotineiras. Desde supermercados, bancos, farmácias, até na hora de embarcar em um vôo. Inclusive, já saímos de casa com antecedência contando que precisaremos enfrentar uma fila.

Apesar desse processo de filas ser importante para manter e organizar o fluxo de pessoas, ele precisa ser bem gerenciado. Afinal de contas, nenhum estabelecimento quer passar a ideia de desorganização, gerando uma memória negativa em seus clientes.

Por isso, vamos listar algumas atitudes que podem melhorar a gestão das filas, visando sempre a experiência positiva do cliente!

Caixas rápidos

Com certeza você já passou pela seguinte situação: foi ao supermercado, comprou apenas alguns itens, e na hora de pagar, precisou esperar por um longo tempo na fila pois as outras pessoas na sua frente fizeram compras enormes.

O caixa rápido é fundamental para garantir o bem-estar do cliente. Muitas vezes, a pessoa está com pressa, ou foi só comprar um item que estava precisando. Não é justo ela ter que esperar por quase uma hora para comprar tão pouco.

Ah, e não adianta ter um caixa rápido e mantê-lo inoperante. Vários supermercados preferem deixar os seus clientes esperando em enormes filas para economizar na contratação de funcionários. É o tipo de economia que, a longo prazo, pode levar o estabelecimento à falência.

Conheça os horários de pico

É muito importante conhecer os horários de maior movimento do estabelecimento. A partir desta informação, é possível realizar um trabalho de gestão de filas mais adequado visando a satisfação do cliente.

Aumentar o número de atendentes nos guichês durante os horários de pico é a medida mais básica e fundamental. Inclusive, é interessante manter todos os guichês abertos, para que o cliente perceba a preocupação do estabelecimento em agilizar o atendimento. Esse tipo de atitude gera um alto valor na imagem que o comércio passa.

Mas, mesmo com vários guichês, as filas vão existir, então é altamente recomendável  colocar cadeiras para as pessoas sentarem enquanto aguardam o atendimento. Essa é uma medida simples e que deixa a experiência de espera muito mais confortável para todos, principalmente para os idosos e grávidas.

Diminua a percepção do tempo de espera

Enfrentar uma fila é naturalmente chato, certo? Por isso é muito importante diminuir a percepção do tempo de espera dos clientes.

Falando de maneira mais simples, é importante que você distraia os seus clientes enquanto eles esperam para ser atendidos. Isso faz com que a experiência de espera se torne menos chata, e mais “divertida”.

Uma boa opção para os comércios é colocar vários produtos distribuídos ao longo da fila. Além do cliente se distrair com esses produtos à venda, pode gerar uma necessidade de compra antes não percebida por aquele cliente.

Outra opção, é utilizar a tecnologia à favor da distração. Instalar telas e passar conteúdos dinâmicos para os clientes assistirem enquanto esperam é uma maneira divertida de transformar o momento de espera em uma oportunidade de aprendizado, ou puramente entretenimento.

Inclusive, já falamos sobre a percepção do tempo de espera no nosso blog. Se você se interessou pelo assunto, leia este blog post!

A experiência de espera em filas não precisa ser sempre negativa. Cabe aos comerciantes e donos de estabelecimentos aprenderem a gerar valor para o seu negócio utilizando a gestão de filas inteligente.

E para você? Qual a melhor maneira de melhorar essa experiência de espera em filas?


Compartilhe

Deixe aqui o seu comentário

Login
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lido


Comunicação Organizacional: O que é, seus tipos e funções

Últimos


FAÇA O SEU CLIENTE SE IDENTIFICAR COM O SEU PRODUTO!

Materiais gratuitos


[Guia Prático] Comunicação em telas para o Varejo

Artigos relacionados

Outdoor interativo reconhece idioma dos pedestres no Japão

Leia o artigo

Comunicação em Telas para melhor experiência em Farmácias

Leia o artigo

4YouSee estará no evento InfoComm Las Vegas sobre Digital Signage

Leia o artigo
logo
  • Soluções
  • Produtos e Serviços
    • 4yousee Manager
    • 4yousee Analytics
    • Precificador Online
    • Apps
    • Equipamentos
    • Serviços complementares
  • Conheça
    • O que é Digital Signage
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
  • Institucional
  • Fale com um especialista

Brasil

Rua dos Inconfidentes, 867 – 2º andar- Funcionários – Belo Horizonte/MG.

+55 (11) 2391-6225 / + 55 (31) 3785-1118
+55 (31) 3785-1124 / +55 (31) 3785-1104

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

México

Calle Benito Juárez 5B, interior 3er piso, Las Margaritas ampliación, Tlalnepantla, Estado de México.

Facebook 4YouSee Instagram 4YouSee LinkedIn 4YouSee YouTube 4YouSee
2022 Todos os direitos reservados a 4yousee
Política de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de todos os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies " para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 mesesO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 mesesO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
wpDiscuz