O mês dedicado à conscientização dos homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, partiu de uma iniciativa em 2003, na Austrália, e hoje, significa campanhas por todo o mundo. Mais do que chamada para o exame de toque, as ações durante o mês também buscam estimular os hábitos masculinos em ter mais atenção à saúde como um todo. Este é um tema que deve ultrapassar o mês, a cor e principalmente o preconceito.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos deste tipo de câncer, que atinge quase 30% de mortalidade. Trazemos atenção para a descoberta precoce e incentivamos a população masculina a cuidar de sua saúde de modo geral. Afinal, mais do que diminuir as mortes causadas pelo câncer de próstata, o objetivo é acabar com a cultura de negligência tão comum entre os homens.

A pouca procura dos homens por serviços de saúde é carregada pelas convenções sociais que definem a identidade masculina. O nosso imaginário trata os homens como mais fortes, propensos a correr riscos e outras qualidades associadas à virilidade – esta é a masculinidade socialmente valorizada. Neste sentido, as mulheres ficam com o papel do cuidado e atividades ligadas à sensibilidade em uma dimensão relacional de gênero.

Para ilustrar o impacto dessas crenças não faltam dados: as mulheres possuem expectativas de viver cerca de 7 anos a mais que os homens no Brasil, elas já vivem mais que os homens em todos os países. Mais de 60% dos homens afirmam procurar médicos apenas quando existe queixa, ou seja, não são proativos em relação à sua saúde.

E por que a sua empresa deve abordar esses assuntos dentro de sua estrutura? Porque mais do que garantir melhor qualidade de vida e saúde, ao estimular este debate, o ambiente favorece o conhecimento e a adoção de hábitos benéficos. Além disso, valoriza indivíduos conscientes, que se auto gerenciam e garantem seus cuidados pessoais com mais responsabilidade. Consequentemente, estes homens estão mais preparados para olhar pelos seus semelhantes com zelo e inspirar os colegas.

Bem como a dificuldade que os homens têm de verbalizar o que sentem, pode acabar se transformando em violência, não falar de seus problemas de saúde pode significar uma pior qualidade de vida e mais enfermidades. Quando acolhemos homens fora do prisma convencional de gêneros, podemos tratar com mais assertividade assuntos tão importantes quanto a nossa saúde, diminuindo o preconceito contra os exames de prevenção e trazendo consciência sobre nossa saúde geral.

Mais saudáveis, somos mais felizes e produtivos. Conversando mais, somos mais tolerantes e abertos a novas opiniões. Os benefícios ultrapassam o objetivo central do Novembro Azul e impactam a sociedade, os assuntos familiares e com certeza, vão repercutir no ambiente corporativo como melhores práticas e melhor comunicação.

Para a sua empresa não deixar de promover um diálogo tão importante e cumprir seu papel na busca por uma melhor saúde masculina, nós preparamos alguns templates especiais para a data. São 5 vinhetas gratuitas com mensagens e informações sobre o mês mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Não deixe de conferir!

Lembre-se que as soluções de Digital Signage são mais que anúncios, comunicados e posicionamento institucional. Explore este canal para promover ideias que se alinhem com os valores presentes no seu negócio, estimular costumes saudáveis, comemorar conquistas, entreter e criar mais qualidade de vida para os seus funcionários e clientes!

Até breve com mais conhecimentos úteis!