• Soluções
        • Soluções por Segmentos

        • Para Varejistas e Prestadores de Serviço
        • Para Integradores e veículos de mídia DOOH
        • Para comunicação interna
  • Produtos e Serviços
        • Produtos e Serviços

        • Softwares

        • 4yousee Manager
        • 4yousee Analytics
        • Precificador Online
        • Apps
        • Equipamentos

        • Mini PC
        • Totens
        • Câmeras
        • Telas
        • Serviços Complementares

        • Projetos Personalizados
        • Criação de conteúdo
        • Instalação e Visitas Técnicas
        • Monitoramento e Operação
  • Conteúdo
        • Conheça a 4yousee

        • Recursos

        • Entenda o que é Digital Signage
        • Blog
        • Cases
        • Materiais
  • Sobre nós
        • Sobre nós

        • Seja um Player 4yousee
        • Programa de indicação
        • Sobre a 4yousee
  • Planos e Preços
  • Fale com um especialista
  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
Digital Signage Mídia Out Of Home   10 de março de 2016

4 dicas para seu projeto de mídia digital embarcada em ônibus

por

Índice

Toggle
  • 1 – Escolha uma forma de transmissão de conteúdos eficiente e que caiba no seu orçamento
    • Conexão 3G ou 4G
    • Internet Sem fio – Wifi 
  • 2 – Não abra mão da interatividade
  • 3 – Controle é tudo
  • 4 – Segmentação
  • Conclusão

Este artigo aborda aspectos técnicos e estratégicos sobre fatores de sucesso em projetos de comunicação utilizando displays digitais dentro de ônibus coletivos urbanos.
Se você é operador de mídia digital que já explora a mídia embarcada ou está pensando em fazer isso nos próximos meses, esse artigo é um guia essencial para seu trabalho.
Caso você seja diretor ou responsável técnico por um consórcio de empresas de ônibus, essa leitura irá ajudá-lo a escolher o fornecedor certo para operar a mídia nos ônibus que você administra.
Boa leitura!

1 – Escolha uma forma de transmissão de conteúdos eficiente e que caiba no seu orçamento

Diferente do que ocorre em telas de mídia em shoppings ou em TVs Corporativas, onde não há grandes desafios para se conectar os players à internet, instalar um monitor para exibir conteúdos digitais dentro de ônibus exige uma atenção especial à conexão com a internet.
Como os ônibus são pontos de mídia em movimento, não é possível utilizar a conexão física normalmente disponibilizada por provedores de internet. Restam então duas opções:

Conexão 3G ou 4G

Esta é a solução mais eficiente e recomendada, dado que os players ficam online praticamente o tempo todo. Assim é possível que atualizações de playlists e notícias de portais sejam propagadas em tempo real, e também é possível monitorar a programação que está passando em cada ônibus remotamente, e até mesmo a localização do ônibus.
A desvantagem deste modelo muitas vezes é encontrada no custo do pacote de dados, que é mensal e por cada ônibus. Mas é possível conseguir boas negociações junto às operadoras de telefonia.
Como no Brasil a internet móvel ainda carece de muitas melhorias, é comum ocorrer áreas de “sombras”, onde se perde a conexão. É por isso que você precisa utilizar um software que gerencie automaticamente a reconexão e faça downloads continuados dos seus conteúdos, que ocorre quando um download continua a partir do ponto onde parou logo que a conectividade é restabelecida.
 

Internet Sem fio – Wifi 

A alternativa de conectividade para projetos de mídia em ônibus é a utilização de “access points” em garagens/terminais. Nesse caso, os ônibus recebem atualização de conteúdos e enviam seus logs quando estão próximos a esses locais.
A desvantagem em relação à solução de internet móvel é que o ônibus não fica online o tempo todo, mas há uma garantia de que a cada intervalo de tempo a programação será atualizada e o player reportará seu status ao servidor de gerenciamento. Na maioria dos projetos, é uma solução viável.
A grande vantagem é em relação a custo. Embora seja necessário investir em conexão de qualidade nos terminais e garagens, normalmente o custo total de implantação e manutenção é menor do que o que se gasta com os contratos de conexão 3G ou 4G.
 

2 – Não abra mão da interatividade

Hoje quase todo mundo utiliza o smartphone durante as viagens de ônibus urbanos. As redes sociais, os aplicativos de mensagens e outros gadgets recebem muita atenção do público.
Esse é um grande desafio do seu projeto: Chamar a Atenção.
E o melhor jeito de fazer isso é se tornar relevante, colocar um conteúdo que atrai e que entrega informação de valor. Pense no que existe perto dos pontos de paradas da linha de ônibus, sugira atividades próximas a esses locais e veicule anúncios com promoções de verdade para as pessoas.
Convide as pessoas a verem uma postagem na rede social que acabou de ser publicada ou publique um vídeo que acabou de se tornar viral na internet.
Sair do comum aqui é a palavra de ordem!
Boton MooH

3 – Controle é tudo

Para gerar valor a seu público e seus anunciantes, é essencial que toda a operação esteja em suas mãos.
Saber os horários em que cada conteúdo passou, em quais ônibus, e até mesmo as localidades onde as mensagens foram exibidas, pode ter alto valor de comprovação de veiculação.
Além disso, receber sinais vitais dos equipamentos que possam indicar possíveis problemas futuros é importante para se acionar manutenções preventivas e evitar que os monitores fiquem sem mostrar o conteúdo. Monitor desligado ou com a programação congelada é sinônimo de perda de receita e de credibilidade.
 

4 – Segmentação

Públicos diferentes precisam de conteúdos diferentes, em horários diferentes

Garanta que a sua programação é relevante para o público que está assistindo.
Isso tem a ver com a linha de ônibus e com o horário da viagem. Pessoas que utilizam linhas que atendem a zona norte de uma cidade certamente possuem interesses diferentes daquelas que trafegam pela zona sul.
Da mesma forma, pessoas que circulam logo cedo podem querer assistir a conteúdos muito distintos dos quais as interessariam no final do dia.
 

Conclusão

Transmissão, Interatividade, Controle e Segmentação são as palavras que resumem os fatores críticos de sucesso de uma operação técnica de mídia digital embarcada em ônibus.
Embora aspectos como qualidade dos equipamentos e estratégia comercial são também decisivos para o sucesso do projeto, se os quatro elementos abordados nesse artigo forem corretamente conduzidos, a experiência do usuário final será relevante e seu projeto terá maiores chances de prosperar.

Quer saber mais? Veja nosso comparativo entre o 4YouSee Player e sinal de TV Digital ISDB-T para mídia embarcada em ônibus.

Fale com nosso time de vendas e veja como o 4YouSe pode ajudá-lo a implementar as 4 dicas que foram apresentadas neste texto.
Ao final deste artigo há um espaço para você compartilhar suas opiniões e perguntas sobre este assunto.


Estamos desenvolvendo uma rápida pesquisa a fim de conhecer cada vez melhor o mercado de Mídia Digital Out of Home para que possamos aprimorar ainda mais nossas soluções para este mercado.
Botão pesquisa
 
Créditos da imagem: Freepik


Compartilhe

Deixe aqui o seu comentário

Login
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos


Comece 2023 com tendências do digital no seu negócio

Transforme a comunicação do seu cliente com o Digital Signage

A nova tecnologia que informa apenas ao levantar o produto!

Tendências 2022 em Digital Signage

Aproveite todas as oportunidades da Black Friday com Digital Signage e DOOH

O poder das telas em elevadores para entretenimento e marketing

Aumente a visibilidade do seu negócio com a mídia DOOH

FAÇA O SEU CLIENTE SE IDENTIFICAR COM O SEU PRODUTO!

Venda mais no natal com Digital Signage

Oportunidades de Mídia Digital Out of Home (DOOH) em Aeroportos!

Mídia programática: Descomplique e automatize as suas telas 

Como implementar uma estratégia de Digital Signage para Varejo?

Conheça as vantagens dos Painéis de LED para propagandas

Calendário do Varejo: 10 datas mais importantes para o setor

Como medir o resultado de conteúdos em digital signage?

Por que todo mundo fala de PROGRAMÁTICA?

Artigos relacionados

Analytics, dados e o futuro do OOH e do varejo

Leia o artigo

Aumente a visibilidade do seu negócio com a mídia DOOH

Leia o artigo

Como entender onde anunciar minha campanha OOH?

Leia o artigo
logo 4yousee
  • Soluções
  • Produtos e Serviços
    • Software para Digital Signage
    • 4yousee Analytics
    • Precificador Online
    • Apps
    • Equipamentos
    • Serviços complementares
  • Conheça
    • Entenda o que é Digital Signage
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
  • Institucional
  • Fale com um especialista

Brasil

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 700 9ºA – Itaim Bibi. São Paulo – SP

Comercial e Suporte

(+55) 11 4200-0374
Vendas

(+55) 11 94144-6056

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.


México

Calle Benito Juárez 5B, interior 3er piso, Las Margaritas ampliación, Tlalnepantla, Estado de México.

Telefone

(+52) 557-583-8156

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

Facebook 4YouSee Instagram 4YouSee LinkedIn 4YouSee YouTube 4YouSee
intel partner
2025 Todos os direitos reservados a 4yousee
Política de Privacidade
Logo da Quaddri
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de todos os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies " para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 mesesO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 mesesO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
wpDiscuz