Com o crescimento do mercado do Digital Signage, é importante entender quais serão as novidades esperadas para esse ano.

O setor virou um motor de crescimento como mídia alternativa, se revisarmos as tendências, vamos encontrar que desde 2016, o Digital Signage registrou um crescimento em inserções de publicidade e software para sistemas de mídia out of home, representando um aumento de 32% e 24% respectivamente.

O mercado deverá experimentar um crescimento anual de 10% até 2022, alcançando um valor de mercado de 34,670 milhões ao final do período medido desde 2017, segundo estudo realizado pela Transparency Market Research (TMR).

Para entender o futuro desse segmento é necessário analisar o que tem acontecido de relevante e como ele se transformou.

Se voltarmos no tempo, descobriremos que a maioria das estratégias que estão se desenhando em 2020, já tinham sido mencionadas desde 2017, como: utilizar hardware com características específicas, painéis de LED transparentes, telas curvas, utilização de rotação e painéis com movimento, variedade de formatos e tamanhos dos dispositivos de hardware. Em contrapartida, toda essa tecnologia também foi usada para aprimorar a análise de dados coletados, criar maior interação com o usuário, etc.

Apesar de não serem temas novos, são conceitos que se estabeleceram como fortes estratégias para anunciantes, empresas do varejo e corporativas, para melhorar os resultados. Logo abaixo, listamos algumas das tendências que começaram há alguns anos e que vão continuar em alta em 2020. Sem mais delongas, vamos lá:

Ainda mais IA (Inteligência Artificial)

A Inteligência Artificial (IA) no Digital Signage ainda é um setor relativamente inexplorado, porém, é uma tendência que vamos ver crescer em 2020. A AI, integrada com dados análise e previsão, permite uma experiência de usuário mais customizada quando esse interage com os produtos.

Os anúncios exibidos através da sinalização fazem sentido só se o conteúdo é customizado para o público alvo. Informações como quantas pessoas estão olhando para a tela ou que compraram depois de ver o conteúdo, são importantes para a indústria do varejo. IA ajuda a coletar essa informação e assim pode ser usada no momento ideal e com a audiência certa.

Análises previsíveis: clareza e precisão da informação

Com ferramentas como a IA e métodos de coleta de informações disponíveis, as empresas conseguem reunir muita informação. Porém, a coleta dos dados nunca foi o problema, mas a interpretação, análise e ação são o que definem uma boa estratégia. Muitas empresas ainda ignoram os dados e deixam de fazer uma análise mais precisa das informações. Mesmo que algumas empresas usem as informações de forma certa, analisar dados mais específicos requer estrutura e pessoal qualificado.

Utilizando a Inteligência Artificial, você vai saber o que a maioria dos consumidores necessitam, usando enquetes e formulários de feedback, que mesmo sendo métodos antigos, são muito efetivos para entender o que motiva o cliente. Isso aumenta a quantidade de informações úteis e claras e, com isso, você pode visualizar o que precisa para melhorar a experiência do cliente. Com certeza essa é uma das tendências que as empresas estão adotando através do Digital Signage.

A sinalização digital será cada vez mais embasada em dados, utilizando as tecnologias interativas para entregar análises precisas. Esses dados são aplicáveis para otimizar o conteúdo e aumentar o ROI.

Poderosa personalização

Os avanços tecnológicos estão ajudando na geração de experiências mais adaptadas e customizadas. Personalizar a experiência do público é uma das mais eficientes formas de uso da tecnologia, pois melhoram o engajamento com o cliente e criam oportunidades para interações significativas e relevantes. Um dos grandes exemplos disso são os sistemas de detecção facial e integração de vários canais de divulgação.

Integrar tecnologias que permitem melhor conectividade, inteligência e rapidez de resposta, faz com que o Digital Signage se torne mais customizado.

Interatividade

Em 2019 muitas pessoas perceberam que as telas interativas se tornaram centro das atenções em salas de reuniões e empresas no geral. Em 2020 a interatividade não será relacionada somente com salas de reunião.

Há muitos outros recursos relacionados com a interatividade além de simples painéis touch, como reconhecimento facial e tecnologia NFC, que permitem diferentes formas de engajamento com os consumidores e interação direta com os produtos, melhorando a experiência durante a compra.

Formatos de conteúdos

Há muitos anos o conteúdo tem se tornado a alma dos projetos digitais, mudando de estático para dinâmico e melhorando muito em relação à qualidade, sendo produzido desde HD, até 4K e 8K. Veja o exemplo de um video filmado em 4320p (recomendamos assistir o video numa tela adequada).

Sem mencionar a compatibilidade das plataformas disponíveis para todo mundo, como reprodução de formatos HTML5 e H.264. Com maior resolução de vídeos, formatos únicos de video, configurações e opções de interatividade, o dinamismo na criação de conteúdo será um grande avanço em 2020..

Será o ano em que as empresas criativas vão decolar.

Hardware: recursos e economia

O tamanho importa… Ou pelo menos isso que virou popular no mercado de sinalização digital Com as tecnologias de ponta ficando cada vez mais acessíveis, tamanhos diferentes e modelos avançados de telas se tornam grandes aliados dos negócios.

Não se fala somente sobre grandes telas que seriam instaladas para substituir os outdoors estáticos espalhados pelas cidades, ou formatos alongados de painéis para formar anúncios sincronizados em corredores, mas também formatos menores de telas para locais onde é necessário entregar uma experiência única e personalizada, como uma viagem de Uber, por exemplo.

O Digital Signage amadureceu e hoje se estabeleceu como uma das principais estratégias de mídia, onde cada vez se torna uma solução mais efetiva, econômica e viável, não só para comunicar efetivamente com o público, mas para coletar dados e oferecer uma experiência customizada.

Descobra como nossa solução pode ajudar na sua operação de Digital Signage.