• Soluções
        • Soluções por Segmentos

        • Para Varejistas e Prestadores de Serviço
        • Para Integradores e veículos de mídia DOOH
        • Para comunicação interna
  • Produtos e Serviços
        • Produtos e Serviços

        • Softwares

        • 4yousee Manager
        • 4yousee Analytics
        • Precificador Online
        • Apps
        • Equipamentos

        • Mini PC
        • Totens
        • Câmeras
        • Telas
        • Serviços Complementares

        • Projetos Personalizados
        • Criação de conteúdo
        • Instalação e Visitas Técnicas
        • Monitoramento e Operação
  • Conteúdo
        • Conheça a 4yousee

        • Recursos

        • Entenda o que é Digital Signage
        • Blog
        • Cases
        • Materiais
  • Sobre nós
        • Sobre nós

        • Seja um Player 4yousee
        • Programa de indicação
        • Sobre a 4yousee
  • Planos e Preços
  • Fale com um especialista
  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
Digital Signage TV Corporativa   04 de setembro de 2020

Comunicação Organizacional: O que é, seus tipos e funções

por

Índice

Toggle
  • O que é comunicação organizacional?
  • Tipos de comunicação Organizacional
    • Comunicação Institucional
    • Comunicação Interna
    • Comunicação Administrativa
    • Comunicação Mercadológica
    • Comunicação Integrada
  • Funções da Comunicação Organizacional
  • Porque investir em Comunicação Organizacional

Você sabe o que é comunicação organizacional? Seus tipos e funções? 

Se sua empresa não considera a comunicação uma ferramenta estratégica para a geração de valor, ela pode estar perdendo competitividade.

É importante ponderar a forma como a organização se relaciona com os clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e a comunidade para que seja competitiva ao longo do tempo.

O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional é qualquer iniciativa desenvolvida por uma empresa ou entidade visando resultado e ganhos de imagem e identidade junto aos colaboradores, clientes, fornecedores ou qualquer outro público de interesse.

Segundo Kunsch, a comunicação organizacional pode ser dividida em duas áreas fundamentais: Relações Públicas e Marketing. A primeira, abarca a comunicação institucional, a comunicação interna e a comunicação administrativa. Já o marketing responde pela comunicação mercadológica.

Veja a seguir a descrição dos principais tipos de comunicação organizacional

comunicação organizacional

Tipos de comunicação Organizacional

Comunicação Institucional

São aquelas empresas que se comunicam para além da venda de seus produtos.

Elas se envolvem em causas humanitárias, consideram aspectos culturais, sociais e ambientais em seus processos. Enfim, são extremamente respeitadas!

A Natura, por exemplo, tem várias causas e compromissos relacionados à sustentabilidade. Você vai conseguir identificar facilmente no vídeo abaixo: 

 

https://youtu.be/U5Ox5_x-lIE

Percebeu o papel da comunicação Institucional? O foco é projetar na memória de investidores, consumidores e opinião pública em geral uma imagem positiva da empresa como instituição, difundindo sua missão, visão e principalmente valores.

É muito comum que as empresas contemplem na estratégia programas de apoio à cultura e meio ambiente.

Os profissionais de relações públicas e assessoria de imprensa estão diretamente envolvidos na execução desse tipo de comunicação organizacional. São responsáveis por zelar pela imagem institucional da empresa e gerir eventuais crises.

Comunicação Interna

É uma ferramenta estratégica para que as empresas alcancem os resultados de negócios desejados a partir da interação com os seus colaboradores.

Comunicar a cultura da empresa e trabalhar o alinhamento entre os ideais empresariais e individuais é fundamental para que todos tenham clareza de onde a companhia quer chegar, e qual é o papel de cada um no percurso até lá. 

Recursos de marketing (endomarketing) podem ser usados para fomentar um clima organizacional leve e harmonioso. Palestras, debates e workshops internos são boas formas de manter a conversa e garantir que todos participem. Redes sociais e TVs corporativas garantem comunicação rápida e efetiva. Enfim, existem diversas possibilidades!

E aí? Você sabe o que é TV Corporativa? Neste outro blog post falamos um pouco sobre ela!

Como resultado, a empresa pode se transformar no sonho de todo profissional e até ser elegível a receber a certificação “Great Place to work” (ótimo lugar para trabalhar). Dessa forma, pode selecionar os melhores profissionais para compor os seus quadros de funcionários, ter taxas baixas de rotatividade e absenteísmo, além de um ambiente de trabalho super legal e motivador. 

Mostrar o quão legal é trabalhar na companhia é um grande negócio! Veja o exemplo do vídeo divulgado pela Take 

https://youtu.be/GD92I3Jii68

Comunicação Administrativa

Dentre os tipos, a comunicação administrativa assume o caráter mais funcional e instrumental. Ela é responsável por transmitir de forma clara os processos e procedimentos da empresa para os funcionários dos diversos setores das organizações. Pode ser encontrada em normas manuais e documentos internos.

 

 

Comunicação Mercadológica

Talvez seja o tipo de comunicação organizacional que nos soe mais comum. O foco é comunicar características, benefícios, criar necessidades e despertar o desejo acerca de produtos e serviços com o objetivo de venda. 

Publicidade, promoção de vendas, feiras, exposições, marketing direto, merchandising e venda pessoal são atividades de comunicação mercadológica.

Vale lembrar que no quesito “publicidade”, o Brasil é referência e se destaca no cenário mundial com campanhas icônicas como o clássico comercial “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, criado em 1987 pela W/Brasil para a Valisere.

Hoje, os anúncios são multiplataforma e envolvem aplicativos, telas de mídia DOOH e realidade aumentada. Veja a ação “Anúncio Grelhado”, criada em 2019 pela David São Paulo.

https://www.youtube.com/watch?v=WZaJMJGNbOQ

Comunicação Integrada

É importante que todos os tipos de comunicação sejam trabalhadas de forma integrada. De nada adianta ter estratégias de comunicação institucional robustas que não refletem as práticas cotidianas da empresa. Não são raros os casos de companhias que arranharam a imagem da marca ao trazer a público a relação abusiva com os seus colaboradores.

Kunsch ressalta que as ações comunicativas precisam ser guiadas por uma filosofia e uma política de comunicação integrada que levem em  conta as demandas, os interesses e as exigências dos públicos estratégicos e da sociedade. 

Isto é, deve haver total integração entre a comunicação interna, a comunicação institucional e a comunicação de negócios para a busca e o alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente.

Funções da Comunicação Organizacional

A comunicação humana tem como objetivo o entendimento entre as pessoas, formando relacionamentos. Nas organizações, essa comunicação tem como principais funções:

  • Propagar a assimilação de missão, visão e valores, bem como os objetivos de negócio da empresa;
  • Inspirar, motivar e engajar colaboradores;
  • Fortalecer o relacionamento com a comunidade, clientes, acionistas e demais públicos de interesse;
  • Persuadir públicos de interesse;
  • Facilitar processos de negociação interna e externa;
  • Aumentar a visibilidade e participação da empresa no mercado com a divulgação de produtos e serviços;
  • Gerenciar crises internas e externas;
  • Otimizar tomada de decisão;
  • Melhorar relação com a imprensa;

Porque investir em Comunicação Organizacional

Independentemente de sua empresa ter ou não estratégias deliberadas de comunicação organizacional, as pessoas estarão envolvidas em processos de comunicação, seja falando de seus produtos e serviços com os amigos, comentando alguma situação ocorrida na empresa durante o cafezinho ou em casa com os familiares.

O não envolvimento nesse processo pode acarretar problemas internos, como a propagação de notícias falsas e fofocas (a famosa “rádio peão”), tornando o clima da empresa insustentável para se trabalhar. Crises de opinião pública podem ser desencadeadas por ações equivocadas de colaboradores com clientes. Enfim, muita dor de cabeça pode ser gerada se a comunicação não for guiada de forma estratégica.

Nesse sentido, é muito importante que haja investimento para conduzir este processo de forma integrada visando o alinhamento aos objetivos da organização e interesses dos colaboradores, comunidade, acionistas, fornecedores e demais públicos que de alguma forma interagem com a organização.

Tenha como norte que qualquer processo de comunicação deve ser concebido como uma via de mão dupla onde todos os envolvidos participem do diálogo. Estratégias top down e que não considerem contexto social, cultural, político e econômico e visões de mundo de cada interlocutor estão fadadas ao fracasso.

 


 

Quer saber ainda mais sobre a 4yousee? Explore nosso site! www.4yousee.com.br  

Quer ter o seu inventário na base de dados da 4yousee? Preencha nosso formulário!

Inscreva-se na nossa Newsletter: Receba as últimas tendências e melhores práticas em mídia programática OOH diretamente em seu e-mail. Inscreva-se aqui. 

Compartilhe este Artigo: Se achou este conteúdo útil, compartilhe com seus colegas e amigos. 


Compartilhe

Deixe aqui o seu comentário

Login
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos


Comece 2023 com tendências do digital no seu negócio

Transforme a comunicação do seu cliente com o Digital Signage

A nova tecnologia que informa apenas ao levantar o produto!

Tendências 2022 em Digital Signage

Aproveite todas as oportunidades da Black Friday com Digital Signage e DOOH

O poder das telas em elevadores para entretenimento e marketing

Aumente a visibilidade do seu negócio com a mídia DOOH

FAÇA O SEU CLIENTE SE IDENTIFICAR COM O SEU PRODUTO!

Venda mais no natal com Digital Signage

Oportunidades de Mídia Digital Out of Home (DOOH) em Aeroportos!

Mídia programática: Descomplique e automatize as suas telas 

Como implementar uma estratégia de Digital Signage para Varejo?

Conheça as vantagens dos Painéis de LED para propagandas

Calendário do Varejo: 10 datas mais importantes para o setor

Como medir o resultado de conteúdos em digital signage?

DOOH sustentável: caminhos e boas ideias para começar

Artigos relacionados

O poder das telas em elevadores para entretenimento e marketing

Leia o artigo

Aumente a visibilidade do seu negócio com a mídia DOOH

Leia o artigo

DOOH, um dos canais mais seguros para fazer publicidade

Leia o artigo
logo 4yousee
  • Soluções
  • Produtos e Serviços
    • Software para Digital Signage
    • 4yousee Analytics
    • Precificador Online
    • Apps
    • Equipamentos
    • Serviços complementares
  • Conheça
    • Entenda o que é Digital Signage
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
  • Institucional
  • Fale com um especialista

Brasil

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 700 9ºA – Itaim Bibi. São Paulo – SP

Comercial e Suporte

(+55) 11 4200-0374
Vendas

(+55) 11 94144-6056

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.


México

Calle Benito Juárez 5B, interior 3er piso, Las Margaritas ampliación, Tlalnepantla, Estado de México.

Telefone

(+52) 557-583-8156

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

Facebook 4YouSee Instagram 4YouSee LinkedIn 4YouSee YouTube 4YouSee
intel partner
2025 Todos os direitos reservados a 4yousee
Política de Privacidade
Logo da Quaddri
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de todos os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies " para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 mesesO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 mesesO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
wpDiscuz