Quando alguém fala de Marketing Digital é comum associarmos a publicidade nas redes sociais, no Google, ou basicamente nas plataformas que têm relação com a internet.

O que você pensaria se soubesse que existe um tipo de marketing digital, que você enxerga todos os dias nas ruas, enquanto está indo trabalhar, ao supermercado ou inclusive enquanto está assistindo a um jogo do seu time favorito?

Nós estamos falando da Mídia Digital Out of Home, uma das áreas do Digital Signage que oferece uma experiência além do outdoor tradicional. Entrega dinamismo, informações relevantes, entretenimento e integração com a internet em tempo real, mesmo estando nas ruas durante os deslocamentos do nosso cotidiano.

Não é segredo para ninguém que o mercado de mídia está saturado, vemos anúncios em praticamente todos os locais, assistindo vídeos do YouTube, acessando nossas redes sociais e enquanto voltamos do trabalho.

Isso começou na mídia tradicional, que influenciou a forma pela qual os anunciantes se aproximam das pessoas. No entanto, tem ficado cada dia mais difícil para os canais tradicionais as tarefas de cativar e chamar a atenção do público nos dias de hoje, porque passaram a competir com a internet e os smartphones.

Além do assédio, pela quantidade de mensagens persuasivas que as pessoas recebem todos os dias, graças ao fácil acesso à informação, os usuários desenvolveram um “ateísmo” com as marcas, então é mais comum serem mais seletivos com aquilo que os anunciantes oferecem. Eles só querem receber aquilo que realmente estão interessados, o que complica o cenário para aumentar a difusão da sua marca e como consequência as vendas, não é?

Por isso, é muito importante estudar o cliente a fundo e descobrir novas formas de se conectar com seu público, ter definido o seu segmento e o canal de comunicação que usará. Levando em consideração que as pessoas estão sufocadas com anúncios repetidos (como comentamos no começo dessa postagem), não é suficiente apenas ser criativo e chamar a atenção, é necessário gerar boas experiências aos espectadores.

É uma boa ideia usar espaços de comunicação não tradicionais, pois são uma ótima maneira de inovar como as mensagens são exibidas.

A digitalização dos processos tem se tornado essencial na evolução do marketing e publicidade. A revolução digital, que começou através da comunicação comercial, introduz novos conceitos e métodos para se adaptar às mudanças nas práticas dos consumidores. A internet é a chave para o marketing digital, pois a repercussão é grande, mas existem métodos de marketing digital que acontecem fora do mundo online, como o Digital Out of Home.

Existem diversas estratégias de marketing em outdoors, que não necessariamente necessitam que o público esteja conectado à internet. Um bom exemplo disso é o marketing de guerrilha, que consiste em realizar ações pontuais com o fator surpresa, em locais estratégicos, com o objetivo de impactar o público.

Se você alguma vez foi para Nova Iorque e esteve na Times Square, ou com certeza você já viu em algum seriado ou filme, é muito provável que reconheça o que se destaca nesse lugar: é inevitável não olhar para algum desses painéis luminosos mostrando algum anúncio!

E esse é o sucesso da Times Square, eles criaram uma experiência. Quem não quer ir lá tirar uma foto e postar em suas redes sociais?

Um dos melhores cases de sucesso aconteceu justamente na Times Square, pela grife de roupas American Eagle. Eles usaram uma estratégia integral onde misturaram Digital Signage, marketing de guerrilha e interação com os clientes.

A campanha funcionou da seguinte forma: quem comprasse um produto em uma das lojas da marca, seria convidado para tirar uma foto e “ter seus 15 segundos de fama”, slogan da campanha, pois a foto seria publicada em um painel na Times Square. A campanha alcançou um grande sucesso e pessoas do mundo inteiro compraram pelo menos um par de meias para poder aparecer alguns segundos nas telas. Ao mesmo tempo, os clientes compartilharam o conteúdo nas redes sociais, o que incentivou mais pessoas a fazer a mesma coisa.

Se você fizesse uma campanha como a da American Eagle, seria uma forma de interagir com o público através de um canal de comunicação diferente, de maneira criativa e, consequentemente, suas vendas aumentariam de maneira considerável. Utilizar esse fator surpresa aliado ao Digital Signage, é uma ótima maneira de engajamento.

E se também você integrasse as redes sociais na sua campanha?

A companhia inglesa Walkers colocou uma tela próxima a um ponto de ônibus, onde o conteúdo interagia com que estivesse próximo. O vídeo mostrava um homem que parecia estar dentro da tela e interagia com as pessoas, pedindo a elas que escrevessem um tweet sobre a marca. Em troca, o homem daria um pacote de chips a quem fizesse a postagem, o que realmente acontecia. Tudo foi possível  através da integração do Digital Signage, redes sociais, marketing de guerrilha, fazendo uma campanha viral.

Muito bem, talvez você pense que fazer um conteúdo assim, precisa muito esforço, dinheiro e tempo. Porém, sempre tem espaço para a criatividade e ela não necessita de um grande investimento, pelo menos o Burger King provou que não.

A campanha aconteceu em São Paulo, o McDonald’s veiculou em algumas telas da cidade sua parceria com a Nutella, empresa que vende creme de avelã. Mas no Brasil existe uma relação entre “Nutella” e “Raiz”, que é um trocadilho para pessoas da nova e da antiga geração, respectivamente. A resposta do Burger King foi veicular anúncios em uma referência a esse trocadilho, em telas estrategicamente localizadas perto das telas da concorrência.

Foi necessário um grande investimento? Precisaram de um time caro de designers?

Eles apenas aproveitaram o momento e um pouco de criatividade, para fazer essa brincadeira viralizar.

Esse é o Marketing Digital das ruas, o Marketing Digital do mundo real. Muitos especialistas consideram que a Mídia Out of Home não é tão invasiva e cansativa em comparação com outros meios de comunicação.

Douglas Guetat, que foi gerente na JC Decaux, disse: “A Mídia Out of Home é para as marcas, como um parque de diversões é para crianças, onde podem brincar e entregar experiências aos usuários”.

Integrar uma boa estratégia de marketing nas ruas com Digital Signage, pode ser um gatilho para chamar a atenção do público, conseguir mais anunciantes e gerar um grande crescimento para sua empresa.