Com a adoção de novas formas de tecnologia e a adaptação de outras já existentes, meios tradicionais de comunicação interna de empresas se tornam cada vez mais obsoletos. Os memorandos, listas de informativos e jornais corporativos se tornam parte de uma realidade que foi ficando no passado e hoje muitas empresas buscam formas de trabalhar essa comunicação de forma mais eficiente, interessante e engajadora.

Uma das soluções adotadas é o uso da TV corporativa para divulgar informações, engajar funcionários, e fazer com que eles se mantenham motivados para que possam atingir objetivos de forma mais eficiente. Isso acontece pois, quando usada da forma mais compatível com o seu público, a TV corporativa faz com que os colaboradores se sintam parte de algo mais importante e oferece momentos de entretenimento que os ajudam a relaxar.

Mas para que isso seja possível, o responsável pela programação e pelo planejamento precisa saber como utilizar esse meio para atingir seu público – no caso, os funcionários – de forma mais efetiva. Por isso vamos mostrar algumas maneiras de como a TV corporativa pode ser usada para entreter os colaboradores. Acompanhe:

Conheça seu público

Para conseguir trabalhar a mensagem certa e fazer com que os funcionários consigam tirar motivação da TV corporativa, é necessário entender quais são os seus interesses. Isso pode estar diretamente ligado à atividade da empresa, mas saber sobre outros de seus gostos pode ajudá-los na descontração para que consigam produzir com mais qualidade. Então é importante saber:

  • Como eles buscam entretenimento fora da empresa (livros, cinema, TV, música, ou outros);
  • Quais os programas de TV ou vídeos na internet que eles gostam de assistir;
  • Quais são as principais fontes de informação deles;

Com essas respostas fica mais fácil definir o tipo de linguagem que vai ser usada na TV corporativa, buscar novas ideias para produções internas e formas de entretenimento, descobrir quais são os principais meios de comunicação que podem exibir notícias recentes e como abordar informações importantes.

Saiba quais são os horários com mais audiência

Assim como em canais de televisão tradicionais, a TV corporativa também precisa aproveitar seu “horário nobre” para trabalhar de forma mais eficiente. Por isso é importante observar e analisar quais são os horários com mais audiência para focar a transmissão de informações importantes nesses períodos. Dessa forma você consegue garantir que o maior número de funcionários possível seja atingido e ainda pode colocar os programas mais descontraídos para balancear a transmissão.

Mostre notícias

Para engajar e motivar seus funcionários, não foque todo o conteúdo informativo a comunicados empresariais ou específicos da área de atuação do negócio. Inserir notícias faz com que eles estejam sempre informados e ainda dá assuntos interessantes para a discussão dentro da equipe (ou para quebrar o silêncio constrangedor do elevador). Use as informações adquiridas no primeiro tópico, procure formas de exibir as últimas atualizações dos meios de comunicação favoritos dos funcionários e mostre notícias interessantes que também envolvam seus hobbies.

Seja criativo

Use a criatividade para atingir seu público e fazer com que os seus funcionários estejam sempre engajados com a proposta da TV corporativa. Quando for trabalhar a comunicação interna, busque formas inovadoras de passar a informação: troque o texto desinteressante por um apresentador com as notícias da empresa, invista em um design diferente e chame a atenção dos colaboradores. Incentive grupos de criação que possam compartilhar opiniões e ideias para o que pode ser feito e esteja sempre atento ao feedback. Afinal, você está usando a TV corporativa para entrar em contato com um público bem próximo e não é difícil escutá-lo.

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