• Soluções
        • Soluções por Segmentos

        • Para Varejistas e Prestadores de Serviço
        • Para Integradores e veículos de mídia DOOH
        • Para comunicação interna
  • Produtos e Serviços
        • Produtos e Serviços

        • Softwares

        • 4yousee Manager
        • 4yousee Analytics
        • Precificador Online
        • Apps
        • Equipamentos

        • Mini PC
        • Totens
        • Câmeras
        • Telas
        • Serviços Complementares

        • Projetos Personalizados
        • Criação de conteúdo
        • Instalação e Visitas Técnicas
        • Monitoramento e Operação
  • Planos e Preços
  • Conheça
        • Conheça a 4yousee

        • Recursos

        • O que é Digital Signage
        • Blog
        • Cases
        • Materiais
  • Sobre nós
        • Sobre nós

        • Sobre a 4yousee
        • Seja um Player 4yousee
  • Fale com um especialista
  • Teste Grátis
Varejo   27 de novembro de 2019

Como lojistas brasileiros usaram ideias e descontos da Black Friday chinesa para aumentar suas vendas

por 4YouSee Digital Signage

Os produtos chineses sempre fizeram parte da rotina dos brasileiros e a China vem conquistando um espaço ainda maior no cenário mundial. Só em julho desde ano, as exportações do oriente aumentaram em cerca 3,3%. Um número significativo, levando em consideração a guerra comercial com os Estados Unidos. E muitos especialistas já preveem um aumento ainda maior para os próximos anos.

O “Dia dos Solteiros” é celebrado no comércio chinês desde 2009. Somente no ano passado, a data movimentou cerca de U$ 30 bilhões na economia do país. Há alguns anos, as empresas de e-commerce vêm tentando aproveitar este dia para aumentar as vendas de seus produtos.

Neste ano, a data conhecida como a Black Friday chinesa movimentou o comércio do Brasil. Muitos lojistas aproveitaram as ofertas para criar promoções e lucrar com a ocasião. As influências estão nas estratégias de divulgação e até no preço dos produtos. Trouxemos alguns exemplos de lojas do varejo que podem inspirar suas ações para o próximo ano.

AliExpress

Já muito conhecido pelos brasileiros, o AliExpress, do grupo varejista Alibaba, atua em 200 países pelo mundo. O e-commerce sempre traz promoções no dia 11 de novembro, mas neste ano, com foco no consumidor brasileiro, a visibilidade foi ainda maior do que nos anos anteriores. 

O Brasil é o quinto maior consumidor de mercadorias do site. Pensando nisso, a empresa decidiu tentar competir com a Black Friday brasileira, oferecendo descontos de até 70% nos seus produtos, garantindo que estes seriam os menores preços do ano.

Para ter certeza de que todos os países aproveitaram a promoção, os descontos do site circularam das 4 horas manhã do dia 11 de novembro até às 3h59 do dia 13 (horário de Brasília).

Para divulgar a campanha, o AliExpress trabalhou com divulgações pela internet, através de anúncios e influenciadores digitais. O resultado: 210 pedidos brasileiros por minuto, o dobro da mesma data em 2018. No total, foram mais de  910 mil pedidos.

Magazine Luiza

Com as mudanças no mercado, o Magazine Luiza aprimorou suas estratégia de divulgação replicando uma estratégia chinesa que promete gerar um grande impacto para o consumidor brasileiro.

Assim como o Alibaba fazia no Dia do Solteiro, a empresa irá realizar um programa de televisão para divulgar as promoções da Black Friday. Esse é o maior investimento da história do Magazine Luiza em uma única campanha de marketing voltada para uma data comemorativa.

O programa televisivo, batizado de “Black das Black” será ao vivo, irá ao ar no canal Multishow e será apresentado por Luciano Huck. Nas duas horas de duração, o show vai mesclar entretenimento e vendas. Cerca de 12 milhões de itens estarão disponíveis nos canais de venda da loja, com descontos chegando a até 80%.

Com a participação de cantores, humoristas e influenciadores digitais, as ofertas serão apresentadas de forma lúdica, por meio de dinâmicas entre os artistas. Dependendo do ganhador, o produto terá um determinado desconto. Os artistas também farão apresentações e, nesse meio tempo, os consumidores que tiverem o aplicativo da loja no celular, poderão comprar os produtos.

Casas Bahia

Com o mote “A maior melhor ainda” a Casas Bahia, do grupo Via Varejo, apostou na dupla sertaneja Maiara e Maraisa cantar o hit da Black Friday 2019. A campanha deste ano está 60% maior, em comparação com a do ano passado. E onde o Dia dos Solteiros chinês entra nisso?

Desde o início da veiculação da campanha no dia 30 de outubro, a loja está divulgando uma oferta a cada 24 horas. A ação foi chamada de “Esquenta Black Friday”. Diversos produtos foram divulgados com ofertas através dos canais de vendas da empresa, incluindo móveis e eletrônicos. E grande parte deles, eram importados da China.

Um outro ponto a ser destacado: A Casas Bahia aproveitou o engajamento da campanha para atrair mais usuários para o aplicativo de vendas da loja, lançado no ano passado (2018). Todas as ofertas divulgadas antes da Black Friday foram veiculadas exclusivamente pelo app, que também promete outros benefícios.

Essa foi a primeira vez que o comércio brasileiro esteve engajado com o “Dia dos Solteiros”, o que surpreendeu muitos consumidores. Outros nomes do varejo como Americanas, O Boticário, Carrefour, Renner também aproveitaram a data para lucrar.  Com o sucesso deste ano, é bem provável que nos próximos anos a data continue crescendo e comece a fazer parte do comércio em nosso país. É importante que os varejistas estejam atentos às novas tendências e se programem para aumentar a lucratividade nos anos seguintes.


Compartilhe

Deixe aqui o seu comentário

Login
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lido


Comunicação Organizacional: O que é, seus tipos e funções

Últimos


FAÇA O SEU CLIENTE SE IDENTIFICAR COM O SEU PRODUTO!

Materiais gratuitos


[Guia Prático] Comunicação em telas para o Varejo

Artigos relacionados

Novas funcionalidades do Software 4YouSee – Outubro de 2014

Leia o artigo

Volvo e Grey London inventam uma tinta invisível que se acende durante a noite

Leia o artigo

Os 7 fatores de sucesso para um empreendimento de Digital Signage

Leia o artigo
logo
  • Soluções
  • Produtos e Serviços
    • 4yousee Manager
    • 4yousee Analytics
    • Precificador Online
    • Apps
    • Equipamentos
    • Serviços complementares
  • Conheça
    • O que é Digital Signage
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
  • Institucional
  • Fale com um especialista

Brasil

Rua dos Inconfidentes, 867 – 2º andar- Funcionários – Belo Horizonte/MG.

+55 (11) 2391-6225 / + 55 (31) 3785-1118
+55 (31) 3785-1124 / +55 (31) 3785-1104

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

México

Calle Benito Juárez 5B, interior 3er piso, Las Margaritas ampliación, Tlalnepantla, Estado de México.

Facebook 4YouSee Instagram 4YouSee LinkedIn 4YouSee YouTube 4YouSee
2022 Todos os direitos reservados a 4yousee
Política de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de todos os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies " para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 mesesO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 mesesO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
wpDiscuz