Mesmo com o avanço dos canais de e-commerce, as vendas no varejo físico tiveram um saldo positivo em 2018. Ainda que exista essa melhora, elas continuam baixas em relação aos anos anteriores. Diante desse cenário desafiador, os lojistas precisam criar boas estratégias para atrair o público e aumentar a lucratividade.

Chamar a atenção dos consumidores para a sua loja e vender mais é uma tarefa difícil, não é mesmo? 

Num mundo cheio de novas tecnologias, a forma como as empresas se comunicam precisou ser otimizada para se tornar mais efetiva. A transição do impresso para o digital está aumentando, e os varejistas estão percebendo o poder e o impacto positivo que o uso da tecnologia traz para suas marcas.

O 4YouSee é um software completo para gerenciamento de mídia. Sabendo como aproveitar todos os benefícios, funcionalidades e recursos, você vai conseguir implantar uma estratégia de comunicação diferenciada, trazendo mais visitantes ao seu negócio e gerando maior impacto na divulgação dos seus produtos e serviços. Neste post vamos explicar as formas mais inteligentes para aumentar as vendas usando nosso software.

Vamos lá? 

Comunicação inovadora

Lift & Learn

Imagine essa situação: você quer comprar um produto como um celular, um notebook ou um tablet e todos vendedores da loja estão ocupados. Você quer saber as especificações do produto e ninguém pode te ajudar. Fica difícil né?

Com essa solução, basta pegar um produto que fica numa base e, automaticamente, é disparado um conteúdo com as características deste produto.

Esta tecnologia permite que os produtos fiquem expostos no ponto de venda em uma base com sensores ligados á uma tela digital. Quando o cliente pega algum produto, ele receberá, através da tela, mais informações, podendo ser: descrição completa, composição, detalhes de fabricação e o que mais interessar ao público.

Essa interação, além de informativa, também pode encantar os visitantes da loja, deixando-os à vontade para saber mais sobre o produto por conta própria, sem precisar perguntar para algum atendente.

Sensores de aproximação NFC e RFID

Essa é uma opção ideal para quem busca uma forma rápida de exibir conteúdo para os clientes. Para vender, é essencial ter estratégias de comunicação ágeis para qualquer situação e estar sempre pronto para atingir as expectativas do consumidor!

Os sensores podem ser instalados em cartões ou em produtos e através deles os clientes podem acessar outras informações. Cada cartão recebe uma sinalização para indicar o tipo de conteúdo que será exibido quando for feita uma interação com o sensor.

Um exemplo: na recepção de um restaurante são colocados 4 cartões, devidamente sinalizados:

  • Entradas
  • Pratos principais
  • Sobremesas
  • Bebidas

Ao aproximar o cartão do sensor, a tela irá exibir o conteúdo referente às opções de cada categoria, podendo também informar preços e promoções.

Outro exemplo: o sensor é colocado nos produtos de uma farmácia. Ao aproximar o produto do sensor, a tela irá exibir as informações do produto como benefícios, orientações de uso e o preço.

Inteligência de segmentação e gatilhos mentais

Detecção facial

O reconhecimento facial é uma funcionalidade que pode ser implantada para ajudar a segmentar os conteúdos. Através de uma câmera, o sistema terá acesso à informações como gênero, idade, reação ao conteúdo e ao tempo que a pessoa visualizou o anúncio.

Dessa forma, a tela exibirá anúncios específicos para um determinado tipo de espectador. Se for uma mulher, serão exibidos produtos femininos. Caso seja homem, os produtos exibidos serão masculinos. 

Com o conteúdo segmentado, o anúncio será exibido para audiência certa e as chances dos visitantes comprarem na sua loja serão maiores. Esse artigo explica como o conteúdo segmentado ajuda a aumentar as vendas. Com o gatilho mental adequado, até o consumidor mais cético vai comprar!

O software da 4YouSee também poderá gerar um relatório detalhado sobre o público que visualizou o anúncio. Essa é uma boa forma de guiar as ações e anúncios. É muito importante que o conteúdo chegue até a pessoa que ele deseja atingir.

Deck de botões

Já imaginou ter conteúdos preparados para qualquer situação do dia a dia?

Um exemplo: Você tem uma loja de roupa de roupas. Durante o dia chega uma mãe com a filha e começam a olhar os seus produtos. Então você simplesmente aperta um botão para mostrar um anúncio de blusas femininas. Quais são as chances de chamar a atenção delas?

O deck de botões entrega essa funcionalidade. Com um simples clique em um dos botões você consegue disparar anúncios de acordo com a exigência da situação. É uma ótima ferramenta para dar anúncios rápidos de ofertas que são temporárias.

Otimização da exibição dos produtos

Um dos principais benefícios da nossa plataforma, é a possibilidade de integrar nosso software com sistemas terceirizados para conseguir uma grande variedade de opções. Esta funcionalidade ajuda a melhorar o rendimento da comunicação. Veja algumas integrações:

Sistemas terceiros de PDV

Com essa integração você terá a opção de configurar os produtos ativos no seu sistema de ponto de venda, mostrar os produtos que ainda estão disponíveis no estoque e programar promoções quando produtos estiverem próximos da data de validade.

Além de exibir automaticamente os produtos que você deseja mostrar de acordo com o inventário, não é necessário fazer várias alterações na plataforma para manter seus anúncios atualizados. Sem mencionar que ele pode servir como gestor de fila e ajudar na logística da sua empresa para apoiar sua equipe de vendas e consumidores na escolha do produto ideal.

Tabelas de preços (dinâmicas e manuais)

As tabelas de preço podem ser usadas em diversos tipos de estabelecimentos. O principal benefício é a facilidade e a comodidade que trazem para a rotina da empresa.

Manual

A tabela manual permite a gestão mais rápida da exibição de preços em uma tela. Com ele você cria o design do conteúdo e configura os preços. Depois disso basta mudar os preços na tabela, sem ter que refazer todo o processo de criação do layout.

Dinâmica

A tabela dinâmica traz a mesma ideia de facilidade na exibição e troca de preços, mas nessa versão o software é integrado com o estoque através de uma base de dados. Dessa forma, caso um produto esteja faltando ou o preço precise ser modificado, a tela fará as alterações automaticamente.

Códigos de barras

Está buscando uma forma de vender mais de um produto para um mesmo cliente? Essa funcionalidade é ideal para estratégias de cross selling.

O leitor de códigos de barras fica ligado a uma tela e quando o cliente faz a leitura do código, a tela mostra produtos relacionados que podem complementar a compra, além do preço e descrição do produto. 

Por exemplo: O cliente faz a leitura do código de barras de uma calça e a tela mostra produtos como cintos e camisetas. Ou o cliente faz a leitura do código de um pacote de macarrão e a tela mostra opções de molhos de tomate.

Experiência diferenciada

Quiosques interativos

Os quiosques interativos proporcionam uma experiência de compra bem interessante e diferenciada para os clientes. Através da tela sensível ao toque é possível que os consumidores interajam com o estabelecimento. 

Podem ser usados de diferentes formas no varejo. Vão desde conteúdos que dão mais informações sobre a loja e os produtos, até telas que permitem que o cliente faça seu pedido e realize o pagamento sem a necessidade de uma atendente. O que torna o processo muito mais rápido e ajuda na gestão das filas de espera.

As redes de fast food geralmente são as primeiras a trazer inovações. O MCDonald’s, por exemplo, está implantando terminais de autoatendimento desde 2015 para melhorar a experiência dos consumidores. Esse investimento visa atender a crescente demanda da população por soluções mais práticas no dia a dia.

Ao escolher uma estratégia de vendas, tenha em mente que o consumidor atual tem mais acesso à informações e sempre busca por opções diferenciadas. Usar a tecnologia como aliada para melhorar as vendas é uma boa forma de criar essa experiência, buscar mais aproximação com o cliente e sair na frente da concorrência.