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Conteúdo Digital Signage Digital Signage Mídia Indoor Mídia Out Of Home Postos de gasolina   20 de fevereiro de 2019

Por quê o Digital Signage é uma boa estratégia de marketing em postos de gasolina?

por 4YouSee Digital Signage

Se pensarmos melhor pela perspectiva do cliente, existem muitos fatores que fazem com que ele coloque combustível em seu posto.
Seja porque está sem combustível (é necessário abastecer imediatamente e seu posto está a caminho); ou é um consumidor informado (costuma analisar a melhor opção custo-benefício e então você é a melhor opção); ou o motivo é simplesmente geográfico (seu posto está localizado perto da sua casa ou rotas diárias).

A partir dessa abordagem, você acha que sempre tem os mesmos clientes? Existe fidelidade nos postos de gasolina? O que acontece com todas essas pessoas que abastecem enquanto estão viajando? Por quê as pessoas escolhem seu posto para encher o tanque?
Hoje em dia em países como o Brasil, Colômbia e mais recentemente no México, existe concorrência entre grandes marcas sem mencionar a competitividade entre franquias. É necessário ter diferenciais no seu estabelecimento para aumentar as vendas.
Com estas reflexões podemos dizer que há vários fatores que influenciam na decisão das pessoas neste tipo de negócio. É por isso que agora apresentamos alguns motivos porque o Digital Signage é uma ótima estratégia de diferenciação no seu posto:

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma estratégia muito importante de retenção. De acordo com esse artigo apresentado pela Forbes, é 50% mais provável que você consiga vender para os clientes atuais do que para novos clientes. Para manter os clientes envolvidos com sua marca, é importante entregar de forma contínua benefícios adicionais que façam os consumidores voltarem.
Existem diferentes formas de executar programas de fidelidade num posto de gasolina, como: participar de sorteios por algum prêmio dependendo da quantidade comprada, sistemas de pontuação que dão benefícios especiais aos clientes dependendo da frequência com que ele abastece, dentre outros.
E você pode integrar seu programa de benefícios à estratégia de Digital Signage no seu posto, exibindo anúncios que mostram aos clientes as vantagens de participar do seu programa.

Vantagem geográfica

Dificilmente os consumidores abastecem seus veículos em postos que ficam longe de onde eles estão localizados. Numa região com muitos concorrentes fica difícil atrair a atenção do seu cliente e você pode parecer só mais uma opção entre tantas. Colocando painéis de led, com um bom brilho e conteúdos atrativos para chamar a atenção do seu público, você se diferencia dos seus concorrentes regionais.
Aproveitar a condição geográfica com anúncios e informações direcionadas ao público local, é uma ótima forma de proporcionar uma experiência diferenciada e monetizar esse serviço. Uma boa prática para aproveitar sua localização, seria colocar informações sobre o trânsito local e tempo estimado para os principais pontos próximos da sua região.

Integrar as pequenas telas

Como já tínhamos mencionado em outra publicação, as pessoas estão procurando ter tudo conectado (a experiência omni-channel) e é importante perceber que um dos grandes concorrentes do Digital Signage é justamente o smartphone, com informações personalizadas na palma da mão (mesmo durante a direção, infelizmente). Mas, por que não combinar os dois e criar uma estratégia unificada?
Em primeiro lugar a tela pode chamar rapidamente a atenção do consumidor em trânsito ou entrando no posto, mas dificilmente conseguirá ser tão personalizada quanto um aplicativo no smartphone dele.
Uma boa forma de potencializar as duas abordagens é integrando os dois meios. Por exemplo, colocando um código QR no Painel do Posto, para que o usuário possa visualizar o  conteúdo completo no celular, onde poderá ter conteúdos personalizados para seu perfil de consumo.
Outra boa forma é promover o aplicativo do posto através dos displays, com campanhas que visem aumentar o número de usuários e entregar promoções e ofertas especiais, personalizadas com base nos dados dos programas de fidelidade.
Uma rede de postos testou a abordagem durante a black friday, anunciando a promoção para usuários do aplicativo do programa de fidelidade e teve um volume de transações 2x maior que a média e, após a ação, o volume médio ainda aumentou em 33%.

Entreter é a chave da experiência

Se você se saiu bem até aqui, com certeza seu posto de gasolina vai começar a receber cada vez mais clientes e, consequentemente, vai trazer mais filas na hora do período de abastecimento. Um erro aqui seria saturar seu consumidor exibindo apenas anúncios e conteúdo institucional.
É importante entregar às pessoas um espaço de entretenimento para tornar sua visita o mais agradável possível. Você pode exibir resultados de jogos, notícias relevantes, espetáculos, enigmas rápidos, curiosidades, informações sobre o clima e o trânsito, etc. Dessa maneira o cliente além de ser impactado pelos painéis, vai ter uma boa experiência.
A estratégia é boa pois ajuda a reduzir a percepção do tempo de espera nas filas, o que pode ser uma forma reter o cliente, fazendo-o retornar a seu estabelecimento.

Economia ao longo prazo

Existem vários benefícios em relação ao uso do Digital Signage, mas sem dúvida o mais importante é que você não precisa continuar imprimindo anúncios. Evita o gasto de papel e outros materiais sempre que houver uma nova campanha ou uma nova promoção (o que também ajuda a preservar o meio ambiente, salvando muitas árvores) e em contrapartida você coloca painéis e displays digitais para mostrar todo tipo de conteúdo.
Vale a pena mencionar que também é possível reduzir o gasto de energia nos aparelhos, configurando o brilho nos painéis quando necessário, ou ajustando a reprodução ao longo do dia.

O conteúdo continua sendo tudo

Ter displays modernos e atraentes no seu posto é bem legal, mas se toda vez que seu cliente vem abastecer ele se depara com os mesmos anúncios e conteúdos, com o tempo suas telas se tornarão parte da paisagem e simplesmente não terão o efeito desejado.
O conteúdo continua sendo um fator chave na hora de se comunicar com seu cliente Por isso é importante veicular conteúdo dinâmico, atraente, criativo, fácil de lembrar e amigável de acordo com o público que te visita.
Dentre alguns dos benefícios mais importantes que o Digital Signage entrega para os postos de gasolina estão:
Infografico Gasolineras


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