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Na hora de montar sua estratégia para Digital Signage são muitos os fatores que devem ser levados em consideração, como o local de instalação, o tamanho das telas, a qualidade de reprodução, o software, entre outros.

Entretanto, para saber qual equipamento de exibição mais adequado é preciso levar em consideração três componentes: local de instalação (ambiente interno ou externo), espaço disponível e tempo de exposição.

Na hora de escolher o tipo de equipamento para a sinalização digital é muito comum que o preço seja um dos fatores determinantes, porém às vezes optar pelo mais barato pode acabar se tornando o mais caro no futuro.

Os três tipos de equipamentos mais utilizados para Sinalização Digital são: Painel de LED, telas LCD-LFD ou projeção. Cada um é melhor indicado para certo tipo de local e ocasião. E é isso que iremos abordar ao longo do artigo.

Então se você quer saber as diferenças entre Painel de LED, LCD-LFD e Projeção e onde utilizar cada um deles, continue lendo este artigo!

Monitores de LCD-LFD

Os monitores de LCD (liquid crystal display) são bastante comuns no Digital Signage e são os mais indicados para ambientes internos.

Eles possuem uma camada anti-reflexos que tem a função de amenizar os efeitos da luminosidade nas telas. Dessa forma, pode acabar se tornando uma boa opção para lugares onde existe uma grande entrada de luz, uma vez que a imagem não será prejudicada pela claridade.

Um ponto importante a ser lembrado é a garantia de que a tela não fique diretamente exposta à luz solar, chuvas ou fenômenos que podem comprometer o seu funcionamento. Não seguir tais recomendações pode levar à falha do equipamento.

Como estamos falando de uma utilização profissional, o ideal é utilizar os monitores LFD  (Large Format Display).

São três as principais diferenças entre o LCD e o LFD: o tempo que conseguem ficar ligados, o tamanho da tela e a espessura da borda. Já fizemos um post detalhado explicando porque você deve escolher um monitor LFD profissional ao invés de uma TV LCD.

O principal motivo de tanto cuidado com a espessura da borda é devido à utilização desses monitores em video walls, estratégia que vem crescendo cada vez mais no mercado de Sinalização Digital. Porém, mesmo que não vá trabalhar com video walls, adquirir um monitor com borda fina é importante para que o resultado final seja melhor, esteticamente.

Painel de LED

Em Digital Signage utilizar telas de LED é uma boa opção para quem irá colocá-las em ambientes externos e grandes. O público consegue ter uma boa visão do que está sendo reproduzido, mesmo que se encontre longe da tela.

Além disso, o painel de LED pode ficar exposto ao sol, sem dar reflexo na imagem, uma vez que oferece um brilho muito forte, além de ficar exposto à chuva sem ser danificado. Trata-se de uma estrutura bem mais resistente que as telas de LCD ou LFD.

Vale ressaltar que painéis de LED também podem ser utilizadas em ambientes menores e fechados, porém é necessário analisar a distância entre os pixels de LED, que refletem diretamente na qualidade. Essa distância entre pixels é chamada de Pixel Pitch. Normalmente a especificação do painel de LED segue a nomenclatura P-Número. Por exemplo, um painel P10 é um painel com um Pixel Pitch (distância entre os LEDs) de 10 milímetros.

Por exemplo, um outdoor de LED em uma estrada com certeza será visto de longe. Então é recomendável a utilização de um painel com a distância de pixels entre 16 e 24 milímetros.

Já no caso de uma exibição indoor, a distância entre os pixels deve ser menor, tendo em vista que o público vai estar mais próximo da tela. Neste caso a recomendação varia entre 4 e 10 milímetros.

Utilizando a Projeção

Esse tipo de instalação, geralmente, é utilizado para eventos temporários. Além disso, é uma boa estratégia quando a reprodução precisa ser realizada em grandes superfícies, como uma parede muito distante ou na fachada de um edifício.

Seu uso não é permanente pois os recursos oferecidos são menores do que as telas de LCD e LED a longo prazo, mas pensando a curto prazo são ideais para quem deseja utilizar a sinalização digital em grandes lugares.

Uma outra vantagem de utilizar a projeção é a possibilidade de se utilizar a projeção em 3D e assim deixar o ambiente muito mais interativo. Veja no exemplo abaixo, a promoção do filme “O Turista” em um prédio de Dallas, no estado americano do Texas.

via GIPHY

Agora que você já sabe um pouco sobre cada tipo de tela e suas funcionalidades é hora de decidir qual é a melhor para o seu negócio!

Por isso avalie bem o onde colocar e por quanto tempo deseja utilizar a tela, dessa maneira conseguirá saber qual lhe atende melhor.

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