• Soluções
        • Soluções por Segmentos

        • Para Varejistas e Prestadores de Serviço
        • Para Integradores e veículos de mídia DOOH
        • Para comunicação interna
  • Produtos e Serviços
        • Produtos e Serviços

        • Softwares

        • 4yousee Manager
        • 4yousee Analytics
        • Precificador Online
        • Apps
        • Equipamentos

        • Mini PC
        • Totens
        • Câmeras
        • Telas
        • Serviços Complementares

        • Projetos Personalizados
        • Criação de conteúdo
        • Instalação e Visitas Técnicas
        • Monitoramento e Operação
  • Conteúdo
        • Conheça a 4yousee

        • Recursos

        • Entenda o que é Digital Signage
        • Blog
        • Cases
        • Materiais
  • Sobre nós
        • Sobre nós

        • Seja um Player 4yousee
        • Programa de indicação
        • Sobre a 4yousee
  • Planos e Preços
  • Fale com um especialista
  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Post Type Selectors
Digital Signage Mídia Out Of Home Varejo   11 de julho de 2024

Mídia programática no OOH e no Varejo (Retail Media): TUDO que você precisa saber.

por

Índice

Toggle
    • O que é mídia programática?
    • O que é DSP (Demand-Side Platform)?
    • Principais Funcionalidades de uma DSP:
    • O que é SSP (Supply-Side Platform)?
    • Principais Funcionalidades de uma SSP:
    • Diferenças entre DSP e SSP
    • Por que isso é tão revolucionário?
    • Qual é a relação da programática com o out-of-home (OOH)?
    • Benefícios da mídia programática para o OOH:
  • Qual é a relação da programática com a mídia de varejo (Retail Media)?
    • Alguns benefícios da mídia programática para a mídia de varejo (Retail Media):
    • Como a 4yousee utiliza a programática no setor OOH
    • Em resumo…

 

O nome “mídia programática’’ tem tomado a frente de blogs e conteúdos que falam sobre tendências para os próximos anos. 

Então, nada mais justo que explicarmos para você o motivo de tantas promessas sobre esse tema no mundo do OOH e do Varejo.  

Então, vamos começar com o simples: 

 

O que é mídia programática?

 

A mídia programática é uma forma de compra, venda e pós-venda (através do monitoramento dos anúncios) de espaços publicitários com dados¹ e tecnologia².  

¹ Dados: são os pontos de anúncio que podem ser comprados por empresas anunciantes, sejam esses pontos no mundo físico, como um outdoor, seja no mundo digital, como um banner em site.

² Tecnologia: plataformas feitas e pensadas para compilar todos esses pontos e disponibilizá-los para a compra.

Ou seja…

da mesma maneira que você abre um cardápio e escolhe seu prato ou se você for o restaurante você monta seu cardápio e oferece para o cliente, na programática você: 

– Abre o software e escolhe o ponto de publicidade que faz mais sentido para a sua campanha e compra; 

– Abre o software, disponibiliza o seu inventário, e vende ele por ali. 

Mas não podemos simplificar tanto, então, vamos usar um pouco de termos técnicos para entrar mais a fundo nesse assunto, tudo bem? 

Então vamos falar de dois tópicos bem importantes para a programática: DSP e SSP. 

Vamos lá:

 

O que é DSP (Demand-Side Platform)?

 

Uma DSP, ou Demand-Side Platform, é uma plataforma usada por anunciantes e agências para comprar espaço publicitário de forma automatizada. 

Essas plataformas permitem aos usuários acessar múltiplos inventários de anúncios de várias fontes de mídia, tudo isso através de uma única interface. 

O grande benefício das DSPs é a capacidade de comprar anúncios em tempo real (conhecido como Real-Time Bidding ou RTB), otimizando as campanhas para alcançar o público-alvo mais relevante com base em dados demográficos, comportamentais e muitos outros tipos de segmentação.

 

Principais Funcionalidades de uma DSP:

 

  • Compra Automatizada de Anúncios: Permite a compra de espaços publicitários em várias redes e sites simultaneamente.
  • Targeting Avançado: Utiliza dados avançados para segmentar anúncios a públicos específicos.
  • Otimização de Campanhas: Ajusta automaticamente onde e como os orçamentos são gastos para obter o melhor retorno sobre o investimento.

 

 

O que é SSP (Supply-Side Platform)?

 

Uma SSP, ou Supply-Side Platform, é uma tecnologia que permite a editores e proprietários de mídia digital maximizar os rendimentos de seus espaços publicitários disponíveis. 

Funciona de forma semelhante a uma DSP, mas do lado da oferta, ajudando a gerenciar o inventário de anúncios e a vender espaços publicitários de forma automatizada e eficiente. 

SSPs oferecem aos editores controle sobre quais anúncios aparecem em seus sites e a que preço, garantindo que o inventário seja sempre vendido pelo maior preço possível através de leilões em tempo real.

 

Principais Funcionalidades de uma SSP:

 

  • Maximização de Receita: Ajuda os editores a obter o melhor preço possível por seus espaços publicitários.
  • Gerenciamento de Inventário: Fornece ferramentas para gerenciar e otimizar o inventário de anúncios.
  • Integração com DSPs: Conecta-se com DSPs e redes de anúncios para garantir que o inventário esteja disponível para uma ampla base de compradores.

 

Diferenças entre DSP e SSP

 

  • Ponto de Vista: DSPs são utilizadas pelos compradores de mídia (anunciantes e agências) para encontrar e comprar espaços publicitários de forma eficiente.SSPs, por outro lado, são utilizados pelos vendedores de mídia (editores, empresas de OOH e proprietários de websites) para gerenciar e vender seu inventário de anúncios ao maior preço possível.
  • Objetivo: O objetivo principal de uma DSP é adquirir o espaço publicitário mais eficaz e ao menor custo possível para o anunciante. Já o SSP visa maximizar o lucro para o editor, vendendo ao maior preço.
  • Funcionalidade: DSPs são focados na compra, enquanto SSPs estão focados na venda.

 

Por que isso é tão revolucionário?

 

Em vez de fazer negociações de publicidade da forma tradicional, que envolve muito contato humano, negociações diretas e processos de seleção manual, a mídia programática usa algoritmos e plataformas digitais para automatizar a compra de anúncios. 

Com o uso de dados e machine learning para analisar o comportamento do público, a mídia programática otimiza em tempo real onde e quando os anúncios devem ser exibidos para atingir os objetivos da campanha de forma mais eficiente.

 

Qual é a relação da programática com o out-of-home (OOH)?

 

Quando falamos de OOH, estamos nos referindo à publicidade ao ar livre e fora de casa, que inclui anúncios em:

outdoors

telas pontos de ônibus

telas em locais públicos

telas em shopping

telas em elevadores

telas em aeroportos

telas em prédios

telas em condomínios

entre outros…

Tradicionalmente, a compra desses espaços era feita diretamente com os proprietários dos espaços ou através de agências de publicidade. 

Com a chegada da mídia programática no OOH, conhecida como Programmatic OOH (pDOOH), esse processo está se tornando mais automatizado.

O pDOOH permite que os anunciantes comprem e gerenciem campanhas de OOH digitalmente, utilizando dados diferentes para tomar decisões sobre onde e quando um anúncio deve ser exibido para maximizar o impacto. 

Isso não só torna as campanhas mais eficazes, mas também mais flexíveis, permitindo ajustes em tempo real baseados no desempenho da campanha ou em condições externas, como o clima ou eventos locais.

 

Benefícios da mídia programática para o OOH:

 

Eficiência de Custos: A automação do processo de compra de mídia reduz custos operacionais e aumenta a eficiência na alocação de orçamento, maximizando o ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Flexibilidade e Agilidade: Permite aos anunciantes ajustar suas campanhas em tempo real, baseando-se no desempenho atual, eventos externos ou mudanças de comportamento do público.

Segmentação Aprimorada: Utiliza dados avançados para direcionar anúncios para públicos específicos no momento e local mais adequados, melhorando a relevância e a eficácia da mensagem.

Mensuração e Análise em Tempo Real: Fornece insights valiosos sobre o desempenho da campanha, permitindo otimizações contínuas e um entendimento mais profundo do ROI.

Alcance Expandido: Permite acessar uma rede mais ampla de locais disponíveis, aumentando as oportunidades de visibilidade da marca.

Integração Multicanal: Facilita a integração com outras formas de publicidade digital, proporcionando uma experiência mais coesa e omnichannel para os consumidores.

E, dentro do universo de out-of-home, temos as telas que não ficam ao ar livre, mas ficam dentro ou próximas aos comércios dos quais elas irão veicular os anúncios. 

Então…

 

Qual é a relação da programática com a mídia de varejo (Retail Media)?

 

Mídia de varejo, como resumimos acima, refere-se a anúncios em espaços de varejo. 

Os espaços podem ser on-line ou em lojas físicas. Isso inclui anúncios em websites de e-commerce, displays dentro de lojas, ou qualquer forma de publicidade que ocorra no ponto de venda. 

Mas, nesse blog, vamos focar apenas nas telas e painéis, analógicos ou digitais, que estão fisicamente no ponto de venda. 

A mídia programática entra nesse cenário para ajudar marcas a colocarem seus anúncios de forma mais precisa onde eles podem influenciar diretamente o comportamento de compra.

Por exemplo, uma marca de cereal pode usar mídia programática para exibir um anúncio em:

 

  • uma tela dentro de um supermercado;
  • especificamente na seção de cereais; 
  • apenas em horários de pico de compras. 

A ideia é usar dados para entender o comportamento do consumidor e, assim, exibir anúncios de forma mais estratégica, aumentando a relevância e a chance de conversão.

 

 

Alguns benefícios da mídia programática para a mídia de varejo (Retail Media):

 

Alinhamento com o Comportamento do Consumidor: Permite que anúncios sejam exibidos no momento mais propício da jornada de compra, aumentando a probabilidade de conversão.

First-Party-Data: Utiliza dados diretamente das interações do consumidor com o varejista para direcionar anúncios mais precisos e personalizados.

Melhoria na Experiência do Usuário: Oferece anúncios mais relevantes e menos intrusivos, melhorando a experiência de compra e a percepção da marca.

Incremento nas Vendas: Ao posicionar os anúncios onde eles são mais relevantes para os consumidores, aumenta as chances de impulsionar vendas diretamente no ponto de decisão de compra.

 

 

Como a 4yousee utiliza a programática no setor OOH

 

A seguir, vamos detalhar como a 4yousee está utilizando a mídia programática para revolucionar o setor, oferecendo soluções que conectam de forma eficaz planejadores de mídia e veículos publicitários em todo o território nacional.

1. Mapeamento de Inventário Avançado

A 4yousee conduz um mapeamento de inventário utilizando dados coletados diretamente de uma vasta rede de parceiros, em vez de depender de uma plataforma de consulta direta pelos clientes. 

A 4yousee utiliza sensores de tráfego para medir o fluxo de veículos e a análise de dados demográficos para identificar o perfil do público em áreas de alta circulação, tudo isso através do 4yousee Analytics, que pode ser instalado em qualquer tela, analógica (estática) ou digital. 

Esse método garante uma cobertura abrangente e atualizada de espaços publicitários disponíveis, incluindo telas digitais e estáticas, com detalhes sobre:

  • tipo de tela, 
  • formato, 
  • localização 
  • preços (quando disponíveis).

 

2. Participação Aberta

O mapeamento de inventário da 4yousee está aberto tanto para clientes quanto para não clientes. 

Esta é uma oportunidade estratégica para veículos de mídia que desejam ser parte de uma rede mais ampla e serem considerados em campanhas publicitárias nacionais. 

Participar deste mapeamento é gratuito, e é um excelente chamariz para novas empresas que buscam ampliar sua visibilidade e parcerias comerciais.

3. Benefícios para Diversos Stakeholders

  • Para Veículos de Mídia: Auxilia na geração de receita ao aumentar a visibilidade e acessibilidade do inventário para potenciais compradores.  
  • Para Planejadores de Mídia: Facilita o acesso a um inventário detalhado e compatível com suas campanhas, permitindo escolhas mais informadas e eficientes.

4. Acesso Gratuito e Facilitado

Tanto a inserção de inventário no sistema de mapeamento quanto o acesso às informações catalogadas são gratuitos, promovendo uma inclusão ampla e descomplicada para todos os participantes do mercado de OOH.

5. Abrangência Nacional

A 4yousee mantém sua presença nacional, garantindo que inventários de todas as regiões do Brasil estejam representados. 

Isso não só diversifica as opções disponíveis para os planejadores de mídia, mas também maximiza as oportunidades para os veículos de publicidade OOH em alcançar campanhas nacionais e regionais.

 

Em resumo…

 

O mapeamento de inventário é um componente essencial para o sucesso das campanhas de mídia programática OOH. 

Ao catalogar e analisar dados de inventário, integrar com plataformas DSP e SSP, segmentar e personalizar campanhas, e monitorar continuamente o desempenho, as empresas podem maximizar o impacto de suas campanhas publicitárias e entender como podem vender mais seus espaços de publicidade.

Ufa! Ainda deixamos alguns detalhes de fora, mas nesse blog, você encontra tudo que precisa para entender como a programática está mudando o OOH e por qual caminho a 4yousee está integrando essa tecnologia no seu dia a dia.

 

Quer saber ainda mais sobre a 4yousee? Explore nosso site! www.4yousee.com.br  

Quer ter o seu inventário na base de dados da 4yousee? Preencha nosso formulário!

Inscreva-se na nossa Newsletter: Receba as últimas tendências e melhores práticas em mídia programática OOH diretamente em seu e-mail. Inscreva-se aqui. 

Compartilhe este Artigo: Se achou este conteúdo útil, compartilhe com seus colegas e amigos. 


Compartilhe

Deixe aqui o seu comentário

Login
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos


Comece 2023 com tendências do digital no seu negócio

Transforme a comunicação do seu cliente com o Digital Signage

A nova tecnologia que informa apenas ao levantar o produto!

Tendências 2022 em Digital Signage

Aproveite todas as oportunidades da Black Friday com Digital Signage e DOOH

O poder das telas em elevadores para entretenimento e marketing

Aumente a visibilidade do seu negócio com a mídia DOOH

FAÇA O SEU CLIENTE SE IDENTIFICAR COM O SEU PRODUTO!

Venda mais no natal com Digital Signage

Oportunidades de Mídia Digital Out of Home (DOOH) em Aeroportos!

Mídia programática: Descomplique e automatize as suas telas 

Como implementar uma estratégia de Digital Signage para Varejo?

Conheça as vantagens dos Painéis de LED para propagandas

Calendário do Varejo: 10 datas mais importantes para o setor

Como medir o resultado de conteúdos em digital signage?

DOOH sustentável: caminhos e boas ideias para começar

Artigos relacionados

Vinhetas grátis: conteúdo para enriquecer a sua rede de digital signage

Leia o artigo

5 dicas para o cliente se identificar com seu produto

Leia o artigo

Oportunidades de Mídia Digital Out of Home (DOOH) em Aeroportos!

Leia o artigo
logo 4yousee
  • Soluções
  • Produtos e Serviços
    • Software para Digital Signage
    • 4yousee Analytics
    • Precificador Online
    • Apps
    • Equipamentos
    • Serviços complementares
  • Conheça
    • Entenda o que é Digital Signage
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
  • Institucional
  • Fale com um especialista

Brasil

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 700 9ºA – Itaim Bibi. São Paulo – SP

Comercial e Suporte

(+55) 11 4200-0374
Vendas

(+55) 11 94144-6056

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.


México

Calle Benito Juárez 5B, interior 3er piso, Las Margaritas ampliación, Tlalnepantla, Estado de México.

Telefone

(+52) 557-583-8156

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

Facebook 4YouSee Instagram 4YouSee LinkedIn 4YouSee YouTube 4YouSee
intel partner
2025 Todos os direitos reservados a 4yousee
Política de Privacidade
Logo da Quaddri
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de todos os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies " para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 mesesO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 mesesEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 mesesO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
wpDiscuz