A utilização de TV Corporativa consiste em implantar nas dependências das empresas monitores com circuitos integrados de transmissão para prover a comunicação com as pessoas que estejam no local, sejam elas funcionários, clientes, parceiros ou fornecedores. Conhecida também como mural digital ou eletrônico, a TV Corporativa é um sistema online substituto do tradicional jornal mural de empresa, que veiculava as mensagens para os colaboradores e clientes de forma bastante onerosa quanto ao processo de atualização e preparação. Por diversas razões está crescendo o número de adeptos desse veículo de comunicação. No caso das redes de franquias o uso desta ferramenta está proporcionando benefícios fantásticos.

O sistema de franquia funciona como um tipo de filial, com a diferença em relação ao dono da propriedade. Quem investe e atua no negócio é o franqueado, mas este segue os padrões estabelecidos pelo franqueador que funciona como uma espécie de matriz da empresa. Para ter direito ao uso de uma marca, normalmente o franqueador dita regras de uso, preservando os atributos atrelados à marca, através da utilização de processos de trabalho e matérias primas similares. Com isso, o investimento em treinamento e melhoria de processos é grande e o custo é rateado por todos que compõem a rede de franquias.

Os benefícios da TV Corporativa para a rede de franquias

Para o sucesso do negócio e em atendimento ao contrato estabelecido, o franqueado precisa estar atento aos padrões do franqueador e às eventuais mudanças em relação aos processos e produtos. Essa atualização exige um investimento contínuo, seja na adoção das políticas de treinamento institucionais, materiais utilizados ou adaptação do seu modus operandi. Apesar de muitos dos custos já estarem contidos nos royalties e taxas referentes à publicidade e propaganda, pagas periodicamente pelo franqueado, muitas despesas provenientes de mudanças no sistema são despendidas. Entretanto, ao fazer uso da TV Corporativa, o franqueado pode se esquivar desse gasto extra. Fica muito mais fácil receber as informações de seu franqueador, treinar o seu capital intelectual nas operações da franquia e direcionar os recursos para as ações estratégicas que irão maximizar os resultados.

Agora imagine o dono da rede de franquia repassando para inúmeros franqueados, em âmbito nacional ou internacional, as informações necessárias para operacionalizar a franquia, implantando novas medidas ou tentando aumentar a capilaridade de vendas. Não é um processo fácil atingir a todos na velocidade necessária. Com a utilização da TV Corporativa, certamente o objetivo de longo alcance é atingido e com um custo bem menor. O franqueador consegue transmitir suas mensagens de forma homogênea e, ao mesmo tempo, para todos, sem prejuízo ou sem distinção entre os seus franqueados.

Diferencial

Algumas franquias utilizam a solução de TV Corporativa e citam como benefício a facilidade da comunicação entre colaboradores, franqueados e parceiros, aproximando todos os agentes da rede de uma forma mais ágil, promovendo treinamentos e palestras aos colaboradores, estimulando campanhas e fortalecendo a cultura da empresa. Aquelas voltadas ao segmento educacional aproveitam para oferecer, inclusive, cursos telepresenciais ao público externo.

As empresas precisam inovar em seus processos de gestão e produção continuamente, buscando um diferencial competitivo. Para isso, precisam investir em novas formas de trabalho e ações empresariais, principalmente relativas à comunicação. O uso da TV Corporativa está se disseminando e pode ser constatado em diversos locais, públicos ou privados, como consultórios médicos, shoppings, transportes coletivos, restaurantes, recepção de empresas, transmitindo imagens, vídeos, entretenimento, mensagens de textos, notícias do trânsito, câmbio, meteorologia, dentre outras informações.

E sua empresa, utiliza TV Corporativa? Consegue vislumbrar os resultados positivos com esta ferramenta? Deixe aqui suas dúvidas ou opinião. 

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