A TV Corporativa não é apenas uma tela na parede que exibe vídeos e informações. Ela é uma estratégia de negócio que traz diversos benefícios para a empresa que decide fazer esse tipo de investimento.

Implantar a estratégia requer muito mais que apenas um orçamento disponível, compra de telas e exibição de conteúdo. Todo o trabalho feito nos “bastidores” é de suma importância para que resultados positivos sejam alcançados.

Para que você tenha mais segurança de que a TV Corporativa vai atingir o sucesso na sua empresa, tenha em mente os seguintes questionamentos:

Por quê?

Esse é o primeiro ponto a ser analisado. Você sabe por que a sua empresa utiliza a TV Corporativa?

Em outras palavras, qual o objetivo geral que você espera da solução?

Por exemplo, é algo voltado para aumentar o engajamento, produtividade dos trabalhadores ou melhoria na comunicação interna?

Tendo isso em mente, desenvolver todo o restante da estratégia de implementação de digital signage se torna uma tarefa mais simples e constante.

Descubra como a sinalização digital pode causar impacto em todos os níveis da corporação.

Estude os alvos das divisões, equipes e indivíduos. Faça uma análise de como atingir o verdadeiro objetivo das suas telas. Esse é o ponto fundamental para obter o engajamento dos funcionários.

Conteúdo

O conteúdo para redes digitais tende, de forma geral, a ser subestimado ou menosprezado. Muitas vezes, a ideia inicial é que comprar alguns vídeos, vinhetas ou mensagens motivacionais é suficiente. Errado! O conteúdo é uma peça chave no investimento em Digital Signage.

Ele é o rosto do seu projeto. É o que os seus colaboradores têm como referência da sua empresa, e vai fazer com que ela seja lembrada. Ou seja, promova um conteúdo que mereça ser lembrado!

Geralmente, é comum encontrar um integrador que vai cuidar de todos os detalhes do investimento em digital signage, inclusive o conteúdo.

Por isso, reserve um tempo maior para fazer um planejamento de como a produção e distribuição de conteúdo serão realizados. Explicamos melhor no post em que fornecemos dicas e ferramentas para construir conteúdo atraente para Digital Signage.

Mensuração de resultados

Como você vai provar que a sinalização digital vale a pena? O que você pode analisar no futuro para medir o sucesso sua TV Corporativa? Pensar na mensuração de resultados é a melhor maneira de compreender se a solução está funcionando e quais aspectos devem ser aperfeiçoados.

Comece com a identificação de parâmetros simples e a cultura de documentação e análise desses dados vai se desenvolver com o tempo. Mas para que isso ocorra com sucesso, os seus objetivos devem ser previamente traçados.

Lembre-se de que as métricas são como uma média, e muitas vezes o valor ou conclusão encontrados não serão exatos. Mas podem dar um norte em relação ao funcionamento e possíveis melhorias no futuro.

Funções

Pode ser difícil encontrar departamentos dispostos a assumir uma responsabilidade contínua de manter e apoiar o projeto. Por isso, dependendo do tamanho da TV Corporativa, seja interessante criar um departamento responsável pelo setor.

Um departamento que conte com uma equipe capaz de gerenciar os outros setores. Defina claramente os papéis e as expectativas para que não se depare com surpresas ao longo do processo.

Inclua os outros setores da empresa em diálogos para que a comunicação e distribuição de conteúdo atenda à todos os outros funcionários.

Engajamento

Como você vai incentivar os espectadores a assistir e prestar a atenção nas suas telas?

O envolvimento do departamento de vendas pode ser tão simples quanto lançar metas e integrar dados em tempo real. Para outros, uma abordagem mais criteriosa é necessária para alcançar a motivação das pessoas.

Criar conteúdo sem planejar como os outros setores irão se envolver pode transformar a TV Corporativa em nada mais que um papel de parede digital.

A maneira mais fácil de descobrir o que as pessoas querem ver é perguntando a elas!

Por exemplo, se o objetivo principal com a adoção das telas é aumentar o desempenho do call center, converse com as pessoas que trabalham falando ao telefone todos os dias e não só os gestores.

Alcançar o objetivo do projeto é, sem dúvida, um grande benefício para a empresa e seus colaboradores, mas isso não será realizado sem o envolvimento do público nos níveis desejados.