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Calendário do Varejo: 10 datas mais importantes para o setor

As datas comemorativas desde sempre estão atreladas com as ofertas comerciais, criando uma previsibilidade sazonal e permitindo narrativas que nos conectam com os consumidores de forma mais profunda e emocional.

Ainda que a pandemia tenha afetado todo calendário comercial desde o ano passado e que a incerteza permaneça em setores como de eventos, por exemplo, as empresas devem continuar investindo em ações especiais para as datas. O poder de envolver os clientes em torno dos temas sazonais, além de estreitar o relacionamento, garante um planejamento mais estratégico para as vendas. 

Lembre-se de que as pessoas estão procurando por aquilo que elas conhecem, bem como, os empresários também anseiam por qualquer sensação de estabilidade. O nosso calendário promocional deve ser avaliado com antecedência para que os velhos costumes sejam adaptados. 

Confira as principais datas para o varejo, as tendências e nossas sugestões de como aproveitá-las no seu marketing durante o ano todo. 

  • 16 de fevereiro: Carnaval

Como defende a promoter especialista em Carnaval, Carol Sampaio, “as pessoas precisam de festa”. Depois de meses em confinamento, esta que é uma data totalmente brasileira e eclética era um lugar de esperança pós-pandemia que acabou frustrado. 

Neste ano, a comemoração não teve muito brilho ou a extravagância dos desfiles. Mas, observou-se oportunidades mais austeras dentro do marketing digital e social media –  com foco nas experiências de streaming ao vivo. Em nossas casas, cada vez mais é comum que dediquemos mais tempo ao consumo de conteúdo educativo para desenvolvimento profissional e pessoal.

Para equilibrar as expectativas e a conveniência do tempo livre para educação, invista em um pouco de humor e leveza para não sobrecarregar de informações a sua audiência. Saiba mais sobre o movimento que coloca a Saúde Mental como ponto de partida para o ano todo neste artigo do nosso blog.

  • 15 de março: Dia do Consumidor

Uma data importante para o varejo de bens de consumo, entre as liquidações de janeiro e o Dia das Mães, é um bom momento para fidelizar os seus clientes. A data pede descontos agressivos, pois o consumidor também tem a expectativa de uma ocasião análoga à Black Friday do final de ano.

Entre 2019 e 2020, na pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e Opinion Box, tivemos uma alta de quase 20% entre os consumidores que já conhecem a data, chegando a 64% com expectativa de aumento nos anos seguintes. Para explorar esta data em pontos físicos de varejo, garanta que a loja esteja preparada para atender de forma ordenada, com menor contato físico possível e dentro dos protocolos de segurança estabelecidos para o coronavírus. 

Quer saber como implementar estas soluções na sua loja? Confira este artigo para conhecer mais sobre Digital Signage para Varejo.

  • 04 de abril: Páscoa

Ainda que as reuniões familiares sejam sacrificadas, delícias culinárias sempre nos reúnem, mesmo que à distância. Os supermercados continuam em funcionamento e já em fevereiro podemos ver os primeiros ovos de páscoa pendurados. 

Para ambientes de restaurantes e supermercados, recomendamos fortemente soluções como totens, cardápios eletrônicos e telas para campanhas. Elas são ideais para garantir uma experiência do cliente para criar uma atmosfera mais lúdica, conforme o tom da data que também atinge em cheio o mercado para crianças. 

Confira algumas ideias da 4YouSee para Inovar o Seu Ponto de Vendas através do Digital Signage neste artigo!

  • 09 de maio: Dia das Mães

Os laços familiares novamente ganham foco e trazem a oportunidade de maior conexão emocional para a compra. Nestes tempos, enviar um presente para quem amamos é uma forma de estarmos presentes. Direcione as campanhas para os filhos e aposte nas vendas online e facilidades no pagamento.

Dentre as facilidades de pagamento, destacamos o Pix e programas de cashback. Quer saber mais sobre Como Utilizar o Pix? Confira nosso artigo completo sobre este novo método de pagamentos!

  • 12 de junho: Dia dos Namorados

O amor nunca sai de moda e mais uma vez, precisa de reforços em tempos onde todas as relações têm passado por altos e baixos devido às mudanças constantes trazidas pela pandemia do Covid-19. Os relacionamentos que tiveram passeios, festas e outras ocasiões sociais comprometidas pedem uma ocasião especial. 

Para esta data, apostamos em experiências mais intimistas naturalmente, onde restaurantes lojas ainda precisarão de reforços de marketing que podem ser solucionados pelo Digital Signage. 

Destacamos as inovações que envolvem lojas de roupas e lingeries, muito procuradas na data. Com a não possibilidade de experimentar peças, o reconhecimento facial pode ser um aliado na oferta mais assertiva de produtos através da segmentação. Neste artigo, mostramos Como Aumentar as Suas Vendas com as nossas soluções e apresentamos o 4YouSee Analyse!

  • 08 de agosto: Dia dos Pais

A audiência masculino costuma trazer desafios de comunicação, pois há um tabu sobre o imaginário sentimental do homem. O Dia dos Pais é uma das únicas datas onde se abre uma exceção e aqueles que exercem paternidade recebem todo carinho publicamente. 

Incentive a entrega de presentes, foque no bem estar e conforto emocional dos seus clientes. As campanhas de marketing aqui devem passar pela conexão e admiração. Aproveite a abertura dos homens neste período e direcione mais comunicações para eles dentro das lojas, principalmente, apresentando novos produtos e sugestões de uso.

  • 15 de setembro: Dia do Cliente

Semelhante ao Dia do Consumidor, esta é mais uma celebração do relacionamento entre a empresa e seu público. Embora ela tenha apelo menor que a data anterior, trabalhada em Março. Acreditamos que este seja um momento de aquecer o público e difundir a sua empresa previamente aos esforços para o fim de ano.

Aposte no Digital Out of Home para espalhar a sua marca no imaginário de público em localizações estratégicas que tenham sinergia com seu plano de marketing digital. Confira Como Aproveitar o DOOH durante a Pandemia  neste super artigo!

  • 12 de outubro: Dia das Crianças

Com o feriado nacional da padroeira nacional, Nossa Senhora de Aparecida, a data explora a ocasião de muitas brincadeiras e alta nas viagens familiares. Humor e entretenimento são palavras de ordem para as campanhas do período.

Mais do que se comunicar com as crianças propriamente, ative a criança interior de seus pais para uma boa experiência Tenha leveza ao se comunicar, inclusive dentro dos pontos de venda, mostrando os seus produtos em situações divertidas e irreverentes.

  • 26 de novembro: Black Friday

Famosa pelas grandes oportunidades de preço tão quanto pelas fraudes, a Black Friday é uma tradição importada que já está consolidada em nosso calendário comercial. Uma data global que também ganhou uma versão chinesa no dia 11/11. 

E acredite, também já é trabalhada por grandes empresas por aqui, como AliExpress e Magazine Luiza, com resultados impressionantes, como você pode conferir mais sobre a Black Friday Chinesa neste artigo do nosso blog!

Descontos agressivos e principalmente, integridade na oferta são diferenciais nesta data para garantir o sucesso das suas campanhas. Outro ponto é que ela vem atrelada diretamente a uma das maiores datas do mercado digital, a Cyber Monday. Na segunda-feira seguinte à Black Friday, as lojas online e marketplaces fazem uma última chamada antes da campanha de Natal para esgotarem seus estoques. Esteja preparado e foque nas vendas! 

  • 25 de dezembro: Natal

A data mais clássica do ano impacta a todos os setores, mas em especial, é o ponto alto do varejo. A troca de presentes e reuniões natalinas é um hábito tradicional na maioria das culturas. Trata-se de ter esperança e solidariedade para entregar ao outro aquilo que temos de melhor.

Em 2021, certamente precisaremos ainda mais desta esperança e a celebração do fechamento de mais um ano com saúde. Explore a atmosfera emocional e as decorações temáticas para lançar campanhas em DOOH. Não deixe de ler este artigo onde mostramos Como Aproveitar ao Máximo o Digital Signage durante o Natal!

E aí, o que achou das nossas sugestões?

Sugerimos a adoção de algumas outras datas neste período, de acordo com o seu mercado e objetivos de comunicação. A nossa lista trouxe as essenciais, não negligencie nenhuma delas!

É assim que seguiremos este ano na nossa empresa: inovando e garantindo o sucesso dos nossos clientes. Fale com um de nossos consultores para vir junto conosco!

  

Benefícios do Pix para a sua empresa

Certamente você já ouviu falar do Pix. Mas pode ser que ainda esteja inseguro e não conheça a dinâmica dessa ferramenta poderosa para as suas vendas. Entenda como você pode utilizar e criar maior comodidade para o seu cliente!

O que é o Pix?

O Pix é uma solução de pagamento instantânea em que a quantia paga é disponibilizada ao recebedor em poucos segundos. Semelhante ao tradicional TED (Transferência Eletrônica Disponível), já ofertada pelos bancos desde 2002. A grande vantagem é a gratuidade para Pessoas Físicas pagadoras, diferente da TED, que pode chegar a custar R$20,00 por operação.

Vários países já possuem serviços comparáveis ao Pix, como por exemplo o IBAN europeu. Por aqui já era possível realizar esse tipo de transação via aplicativos como o PicPay, mas a versão criada pelo Banco Central promete democratizar rapidamente os pagamentos digitais diretos. Inclusive, também para pessoas que não possuem conta bancária. O Pix é obrigatório para todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.

Como funcionam os pagamentos?

Após a empresa se cadastrar com a chave de sua preferência, ela poderá gerar cobranças através de links e QR code. A segurança das transações é garantida pela senha de cada usuário dentro dos próprios aplicativos financeiros e as transações também serão criptografadas. Simples e com taxas reduzidas ou mesmo, gratuidade.

Como funciona o Pix para as empresas?

Os custos e agilidade são os primeiros benefícios que chamam a atenção dos empresários. Mas muito além dessas vantagens diretas, e principalmente neste momento onde o mercado digital está muito aquecido, o Pix é uma oportunidade de alavancar as suas vendas. Adotar este meio de pagamento aumenta a sua competitividade e disponibilidade, pois as transações não são limitadas a horários como nos serviços bancários convencionais.

Para Pessoa Jurídica, o custo de recebimento é diminuído drasticamente por não haver intermediários. O Banco Central divulgou que o Pix custará aos bancos menos de R$0,01 por operação, enquanto a TED unitária custa atualmente, R$0,07. O preço varia de acordo com a instituição financeira, e vale lembrar que algumas estão prometendo gratuidade para atrair mais usuários.

Lilian Teixeira, do nosso financeiro, relata sobre a experiência com o Pix aqui na 4YouSee: “tivemos economia nas transações de transferências e nosso processo de pagamentos e recebimentos foram otimizados. Ganhamos um bom tempo na execução dessas atividades”. 

A sua empresa está apta para receber pagamentos via Pix através de seu próprio banco ou serviço bancário, dentro do mesmo canal, é possível habilitar a nova modalidade de pagamento. Isso ocorre através de uma chave, que é o seu número de identificação. Ele pode ser o CNPJ, telefone ou uma sequência aleatória gerada automaticamente.

Quais as vantagens de usar o Pix?

pix
Referência: Banco Central

Ao aderir a esta novidade, a sua empresa se posiciona estrategicamente como pioneira e oferece mais comodidade para o consumidor, eliminando barreiras como a diferença entre o banco do cliente e o seu. 

É importante entender que a experiência do cliente passa por melhorias significativas em um ponto de contato delicado, o pagamento. Além da percepção de modernidade e eficiência que a ferramenta confere ao seu negócio, descomplicar o pagamento traz fluidez e estímulos positivos em relação à compra.

Lembrando que incentivar o uso do Pix como alternativa de pagamento é interessante também para reduzir os seus custos operacionais. Uma solução “ganha-ganha” para o comprador e o vendedor para impulsionar o varejo significativamente, não perca esta oportunidade!

Como comunicar o Pix na sua empresa?

Para garantir o sucesso das suas operações via Pix, é importante informar sobre o funcionamento e ressaltar os benefícios atrelados. Posicione a praticidade e incentive o uso para pagamentos baseados na praticidade e rapidez. Lembre-se que esta é uma oportunidade de aprimorar a experiência dos clientes.

Apresente a novidade, popularize o nome Pix dentro dos seus atendimentos e comunicados. Disponha-se a conduzir o cliente com proximidade e entusiasmo no uso da ferramenta. Afinal, a inovação inclui mudanças na jornada do seu cliente e agrega valor transformador para que ele consuma também outros produtos. 

Destaque-se na competitividade e encante o seu cliente com pioneirismo, agilidade e uma entrega que ultrapassa a relação com a sua empresa e o leva a explorar esse novo método de pagamento que promete se difundir rapidamente. 

E aí, já está usando o Pix no seu negócio?
Até breve, com mais conhecimentos da nossa empresa para a sua!

Como vender mais com a Digital Out of Home durante a Pandemia

A Digital Out of Home, ou DOOH, é a mídia dos monitores e painéis de alta tecnologia localizados em pontos de alta circulação das cidades. Com a decadência de meios como a televisão e o rádio, o DOOH diferente desses, é inevitável e continua retendo a atenção do público.

Segundo Charles Schaefer, Diretor de Operações da 4YouSee, por mais que a pandemia restrinja a circulação urbana, os pontos de DOOH são uma opção para o comércio atrair a atenção dos consumidores em locais estratégicos. E é o pensamento coletivo que direciona essa oportunidade: ofereça informações úteis e confiáveis para ajudar.

Como funciona na prática e como usar como aliado nas estratégias de marketing?

As inserções em grandes avenidas, pontos de ônibus, supermercados e terminais rodoviários, por exemplo, são planejadas de forma análoga aos anúncios de televisão. Com a grande vantagem de não ser facilmente dispensada e desligada pelo público.

Vídeos e animações de curta duração trazem informações sobre o clima, trânsito e é claro, também anúncios. As campanhas DOOH são versáteis e podem atender a diversos propósitos, desde a conscientização sobre a marca, até ofertas específicas de preços e produtos.

Incluir o DOOH no seu planejamento de marketing certamente potencializará o alcance da sua comunicação. Com a personalização de local, horários e a atualização dinâmica dos conteúdos, os resultados são impressionantes.

Vale lembrar que as campanhas DOOH são excelentes meios crossmídia, ou seja, elas precisam se relacionar e estarem alinhadas com as redes sociais, site e outros canais que a sua empresa utilize. O importante é ter objetivos específicos para  direcionar a audiência de forma clara!

Como o DOOH pode ser utilizado para manter os negócios durante a pandemia?

Em tempos de incertezas, o DOOH pode trazer esperança e manter as pessoas informadas ao mesmo tempo, de forma acolhedora e relevante. Confira duas tendências para conteúdos DOOH durante a pandemia:

Necessidade de Informação

Schaefer, ressalta: “informação é poder”. E as informações sobre o clima ou integração com serviços como Waze nunca perdem o seu valor e trazem benefícios imediatos para o público. Durante a pandemia do coronavírus, elas podem se estender aos cuidados com a saúde, boas práticas de higiene, conteúdos que trazem estatísticas e atualizações sobre serviços disponíveis.

A possibilidade de revisões imediatas ao conteúdo exibido nos pontos de DOOH são decisivas para oferecer dados dinâmicos e sensíveis ao tempo, mas certamente leva a uma melhor experiência para o público. Principalmente quando exibidas com assertividade e leveza, afinal, por mais importante que seja compartilharmos este tipo de informação, devemos nos atentar para não as tornarmos outro ponto de estresse.

É um grande desafio para os anunciantes manterem as pessoas interessadas, então oferecer conteúdo de qualidade é requisito importante para criar uma boa reputação e percepção de valor em torno da marca. E a visão do benefício coletivo é o que não podemos perder de vista neste momento.

Necessidade de Conexão

Mídia Out Of Home

O isolamento social tem causado impactos significativos na saúde mental das pessoas, como você pode conferir em alguns dados que levantamos para a campanha do Janeiro Branco, Neste aspecto, os meios de comunicação se tornaram agentes indispensáveis para promover interações sociais.

Os usos de tecnologia foram direcionados principalmente para criar experiências que nos aproximam dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. As restrições de viagens e encontros presenciais puseram em alta conta todos os serviços de videochamadas, como o Zoom, que teve um aumento superior a 150% (cento e cinquenta por cento) em suas ações de mercado em 2020.

Outro aspecto transformador para a indústria da comunicação sem dúvidas foi a intensificação massiva de produção de conteúdo online, principalmente para educação ou mesmo o surgimento de novos influenciadores. 

Tendências e boas práticas de aplicação

De acordo com a consultoria McKinsey, o mercado de EAD (ensino à distância) lidera o crescimento no ramo de educação e explica como o YouTube pode ser considerado a “maior universidade brasileira”. Acerca dos novos influenciadores digitais, a tendência dos nano influenciadores (pessoas com maior relevância dentro de menor alcance, porém líderes de comunidades mais engajadas dentro das redes) é legitimada. O apelo a realidades mais próximas da população geral e a autenticidade em momento de vulnerabilidade coletiva garantem este sucesso.

Abordagens bem humoradas possuem grande aderência com o público brasileiro, então, não se esqueça da função de entretenimento do DOOH. Conteúdos que sejam capazes de aproximar as pessoas em torno de situações emocionantes de solidariedade, demonstrações de afeto ou mesmo que arranquem um sorriso são valiosos para o momento. O cuidado aqui é para não banalizar os acontecimentos, mas ainda sim, prezar pela conexão genuína com o espectador, através dos sentimentos de humanidade que nos unem.

Os conteúdos e informações devem ser articulados de forma leve e, quando possível, trazer esperança. É possível publicar curiosidades, boas notícias e muito mais. Com as soluções em DOOH, a imaginação é o limite. Trazer o recado de outras pessoas em vídeo pode ser interessante, bem como expressar solidariedade.

Como desenvolver uma campanha DOOH durante a pandemia?

Atento às tendências e diretrizes de grandes referências do mercado elencadas, levando em consideração os objetivos e posicionamentos da sua empresa durante o período, encontre autenticidade e uma mensagem que valha a pena ser difundida. Expresse hospitalidade, empatia e se coloque a serviço do seu público além dos interesses comerciais.

De acordo com a diretora de marketing (CMO) do Google, Yonca Dervişoğlu, as mudanças mapeadas para os próximos anos dentro do marketing foram aceleradas ao máximo e o papel persuasivo do marketing e publicidade devem dar espaço a orientar decisões ideais aos próprios consumidores. Além disso, as comunicações devem abarcar temas como diversidade e inclusão; ser otimistas e principalmente, fazer o bem.

Consolide seu conteúdo em coesão com o discurso de seus outros canais e avalie a reação do público. Estude as métricas das suas inserções DOOH por meio de plugins de fácil uso e valide a estratégia. Lembrando novamente que a agilidade do Digital Out of Home permite atualizações quase instantâneas, garantindo a clareza da sua campanha.

Quer saber mais sobre o assunto?

Confira mais sobre esta visão e como fica o DOOH em tempos de Covid-19 no vídeo completo do nosso diretor de operações, Charles Schaefer. A a 4YouSee também está à disposição para esclarecer dúvidas e mostrar todas as vantagens de anunciar em mídias DOOH para a sua empresa. Fale agora com um consultor!

O que é a LGPD e como aplicar na sua empresa?

As questões que envolvem o uso e manipulação de dados eclodiram com os sucessivos escândalos de vazamento de informações relacionados ao Facebook e outras empresas de tecnologia. A regulamentação do uso destes é um desafio para os especialistas jurídicos e de tecnologia em vários países, mas se faz urgente para garantir a boa conduta e transparência sobre como estes são utilizados pelas empresas.

Para esclarecer sobre esta nova regulamentação que tange os dados e informações dos seus clientes, nós da 4YouSee, convidamos a advogada Rebeca Duarte, coordenadora do escritório Grossi Law, em Belo Horizonte. Neste artigo, vamos trazer de forma clara e objetiva as dúvidas mais pertinentes sobre o tema. Entenda a importância da lei e como ela afeta a sua empresa!

O que é LGPD?

A Lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, foi criada para estabelecer os princípios e regras que devem ser observados pelas instituições públicas e privadas em relação aos dados pessoais de seus usuários. Segundo Rebeca Duarte, as informações tratadas por Pessoas Físicas, sem fins comerciais, não possuem previsão de aplicabilidade da lei, como demandas acadêmicas, jornalísticas e demográficas.

O objetivo da lei é garantir mais transparência no tratamento das informações e boas práticas dentro das instituições para que os consumidores tenham seus dados pessoais protegidos. A sensibilidade dos dados englobados pela lei diz respeito não apenas sobre como a pessoa pode ser identificada através dos mesmos, mas também incluem: posicionamentos políticos, registros médicos, relações de parentesco, opiniões pessoais, preferências de consumo e geolocalização.

O tratamento dessas informações inclui desde a coleta até as relações de classificação, acesso, armazenamento, controle, direcionamento e processamento por parte das instituições. A lei já entrou em vigor, e as empresas que não estão dentro das suas diretrizes podem ser sancionadas com processos e multas a partir de Agosto de 2021.

Como funciona a LGPD?

Através da Lei Geral de Proteção de Dados, o consentimento e a autorização explícita do uso das informações fornecidas pelo consumidor se fazem necessários sob qualquer circunstância. Já os dados de Pessoas Jurídicas, como CNPJ, endereço e outros não estão incluídos nesta regulamentação. 

Para assegurar maior controle de informações sensíveis, também é garantido ao indivíduo, o direito de solicitar à empresa o acesso aos seus próprios dados em um prazo de até (15) quinze dias. Além disso, se solicitada a remoção dos mesmos dentro do sistema da empresa, a mesma deve comprovar sua exclusão ao cliente.

O tratamento de dados pessoais fica condicionado à autorização expressa do usuário, para o cumprimento de obrigações legais como contratos e processos judiciais e administrativos que se sobreponham à LGPD. Nestes casos, vale a pena certificar-se com uma consultoria especializada.

Quem fiscaliza a LGPD?

Segundo Rebeca, quem fiscaliza o cumprimento da LGPD é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) – órgão criado para fiscalizar o cumprimento da lei, zelar pela proteção de dados pessoais, elaborar diretrizes e também aplicar as sanções em casos de irregularidades.

Quando comprovadas infrações, as empresas podem ser advertidas e o não cumprimento da lei pode levar à multa diária. As multas podem chegar a até 2% (dois por cento) do faturamento da empresa, com o teto de até R$50.000.000,00  (cinquenta milhões de reais). As reclamações devem ocorrer junto ao PROCON, seja individualmente ou por conjuntos de consumidores afetados. 

Como as empresas devem se adequar à Lei?

Para estar em conformidade com a legislação brasileira e internacional, em respeito a seus clientes e parceiros comerciais, as empresas devem incluir algumas boas práticas em seus processos, especialmente no que diz respeito a cadastros como a captação de leads. 

Confira algumas das principais considerações que podem impactar sua empresa, principalmente em sua estratégia digital:

1.É necessário legitimar a coleta dos dados pessoais, com consentimento categórico e ativo por parte do consumidor é o primeiro passo. Assim, a empresa garante que os dados foram adquiridos de forma legal, clara e com autorização para o uso;

2. A publicidade segmentada também será afetada, principalmente pelo Facebook, pela solicitação da permissão dos usuários para a utilização de seus dados, dando ao mesmo a possibilidade de recusa.

3. Se sua empresa utiliza cookies para direcionar a experiência do usuário, entende-se que ela é a controladora dessas informações e é responsável pelos mesmos. Como nos casos anteriores, é necessário informar e pedir autorização ao usuário para garantir conformidade com a agência reguladora.

4. O armazenamento de dados deve ser assertivo e organizado, afinal, ele envolve responsabilidade e pode ser solicitado pelo consumidor a qualquer momento, conforme descrito. Ter muitos dados não significa ter muitas informações relevantes, logo as empresas devem se qualificar ainda mais para tirar melhor proveito dos mesmos.

Em relação as transformações do mercado e sociedade, que vão além da recente regulamentação, Rebeca comenta:

As empresas terão de realizar grandes mudanças em seus procedimentos, preencher todas as lacunas normativas, modificar seus processos internos e externos. Além disso, é essencial que ocorra uma mudança de cultura em relação ao tratamento e ao titular de dados. Os dados pessoais têm um valor inimaginável para as empresas e utilizá-los de forma contrária à lei pode significar grandes prejuízos às empresas, não apenas financeiros, mas da imagem da empresa  perante a sociedade.”

Um efeito colateral interessante da Lei Geral de Proteção de Dados para a comunicação e publicidade de empresas, é o direcionamento para estratégias de conteúdo mais sofisticadas que vão além da compra de tráfego direcionado por segmentação e leads.

Os disparos massivos feitos em cima destes dados estão com os dias contados, seja por questões regulatórias ou mesmo pela  falta de assertividade e conexão com o consumidor. 

Para melhorar as suas estratégias de conteúdo neste novo cenário, acesse nosso artigo sobre as Tendências 2021 que a 4YouSee mapeou, incluindo a relação entre empatia e a privacidade de dados.

Fique atento!

É importante frisar que este conteúdo busca trazer um panorama geral para auxiliar na compreensão dos conceitos mais amplos acerca da LGPD, seus objetivos e diretrizes gerais.

Apenas um advogado pode aconselhar a sua empresa em detalhe, e recomendamos fortemente que um profissional de sua confiança seja acionado para garantir o cumprimento da lei. Consequentemente, uma relação de maior confiança entre a sua marca e o seu cliente, pautada no respeito à privacidade e segurança.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para a sua empresa! Fique de olho em nossas postagens por aqui e em nossas redes sociais!

Como o Digital Signage pode ajudar a sua empresa?

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Um termo que talvez você não conheça mas que com certeza já foi influenciado e interagiu com ele. O Digital Signage atinge milhões de pessoas diariamente, e é por isso que você precisa estar atento principalmente às tendências e recursos deste ramo. 

O que é Digital Signage?

Direto ao ponto: Digital Signage são as telas utilizadas nos shoppings e aeroportos, lojas, eventos, dentre outros lugares. A comunicação sempre será multimodal, mas se tem algo que revolucionou o jeito de as empresas atingirem seus clientes foram as telas, desde o seu celular aos grandes telões em avenidas. Os tradicionais billboards da Time Square são um grande exemplo desta transformação.

Quando falamos em Digital Signage, lidamos com as telas em locais com circulação de pessoas e incluímos as soluções de software e os próprios equipamentos de estrutura. Este é um mercado em alta expansão. Atualmente, a China lidera o número de equipamentos instalados e claro, é fundamental em seu fornecimento.

Quando utilizar o Digital Signage?

A versatilidade é um ponto forte do Digital Signage, e como em qualquer outro projeto, o importante é a força da mensagem. Seguem alguns exemplos para inspirar o seu negócio:

MOOH: sigla gentil que significa “Media Out Of Home”, seriam os outdoors digitais, majoritariamente com propósito publicitário. São posicionados em vias de trânsito, pontos de ônibus e outras aplicações urbanas, como fachadas de prédios.

Endomarketing Digital: queridinha dos empreendedores e profissionais de recursos humanos, a também conhecida TV Corporativa é perfeita para trazer mais coesão e reforçar a cultura da marca entre os times. É um espaço para celebrar conquistas, reconhecer esforços, informar e engajar a equipe nas próximas metas. 

Espaços de grande circulação: em estações, hospitais e locais de serviço, a sinalização digital economiza tempo e consegue direcionar clientes com maior facilidade. Informações como: filas de espera, horários e nomes, são descomplicadas e ganham um tom mais atraente quando comunicadas através de telas. Em locais de espera, para melhorar a experiência do usuário, é cada vez mais comum conteúdos informativos e de entretenimento ao invés da clássica TV aberta.

Varejo: nas lojas, as telas são aliadas e tanto ao conduzir o consumidor com clareza entre os seus produtos, como você vende e fazer sugestões de consumo. Ao mesmo tempo, seu branding é reforçado com maior proximidade e interatividade.

Quais os benefícios do Digital Signage?

A atenção das pessoas é atraída instantaneamente para imagens e em poucos segundos, se constrói o conceito sobre ela. Por meio de telas, há ainda mais magnetismo, e essa intensidade de entrega da mensagem é a chave, garantindo maior conversão e alcance. 

Sendo assim, as possibilidades são infinitas: desde as mais diretas como a monetização de anúncios a brilhantes campanhas publicitárias. A sua estratégia pode ter vários formatos e ser redesenhada conforme testes, graças à agilidade com a qual as suas imagens e vídeos podem ser atualizados.

Como funciona?

Basicamente, após a escolha dos seus objetivos e definição dos monitores a serem utilizados, será necessário integrar essa estrutura com uma plataforma digital – respectivamente, as partes de hardware e software. Existem opções de serviço que contemplam os dispositivos e a assinatura para gerenciamento gráfico. 

Recomendamos fortemente a escolha de empresas que sejam completas para evitar conflitos entre as configurações de aparelhos e sistemas. Bem como, que se atente à qualidade do suporte técnico prestado, para manter tudo em pleno funcionamento sem afetar a sua comunicação. 

A 4YouSee também disponibiliza muitas dicas aqui pelo blog, além de templates gráficos e materiais exclusivos. Assim, você pode tirar melhor proveito das ferramentas e impactar mais.

Quanto custa?

Menos do que você imagina! Em contraste com os resultados incríveis e super profissionais que as telas trazem para qualquer ambiente, os custos para colocar os equipamentos em operação são baixos. Além disso, vale reforçar que a vida longa dos displays sempre surpreende os clientes e a instalação é simples e ágil.

Conheça todas as vantagens da Digital Signage:

  • Mais visibilidade da sua marca para os clientes;
  • Mais modernidade e atratividade para promover produtos e serviços;
  • Mais conteúdos interativos;
  • Maior conversão com ofertas claras e assertivas; 
  • Novas oportunidades de negócios e parcerias;
  • E muito mais!

Ficou interessado em trazer este canal de sucesso para o seu negócio? 

Com o índice de satisfação de 98% dos nossos clientes, a 4YouSee trabalha para oferecer soluções inovadoras em tecnologias do Digital Signage, em hardware e software. Tudo isso construído de forma personalizada especialmente para você, potencializando ainda mais os resultados da sua empresa. 

Janeiro Branco: Iniciar o Ano com Saúde Mental

A campanha do Janeiro Branco pode não ser tão popular quanto o Outubro Rosa ou o Novembro Azul, dos quais já conversamos nos artigos: Outubro Rosa – Nós apoiamos a luta contra o câncer de mama e Por que comunicar o Novembro Azul na sua empresa?.

Mas sem dúvidas, traz uma temática muito em evidência nos últimos tempos: a Saúde Mental. Com os crescentes índices dos episódios de burn-out entre os profissionais, pelo excesso de informação, acúmulo de funções decorrentes de equipes mais enxutas e o próprio tabu que paira sobre as questões que envolvem avaliações e tratamentos mentais, a campanha é oportuna e assertiva para ações de endomarketing. Principalmente dadas as novas dinâmicas de trabalho impostas pelo isolamento social. 

Orientada pelo lema “todo cuidado conta” neste ano, no site institucional desta campanha – desenvolvida por um grupo de psicólogos estabelecidos em Uberlândia (Minas Gerais) –  encontramos a justificativa que explica sobre o mês escolhido e a abordagem para conscientização deste assunto: 

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

A intenção de trazer leveza e agir com proatividade diante deste assunto delicado para a maioria é bem articulada entre o grupo de profissionais da saúde idealizadores. No site da campanha, é possível encontrar o vídeo oficial e materiais promocionais, como banners, bottons panfletos e postagens prontos para o download e uso interno. Confira em: Janeiro Branco .

É interessante perceber que o Janeiro Branco não promove apenas a Saúde Mental, mas também inclui a Saúde Emocional, trazendo uma nova dimensão de reconhecimento da importância do nosso bem estar como um todo e não apenas fisiológico. A abertura para o diálogo neste mês sobre a qualidade de vida psíquica chega em sua oitava edição neste ano, acompanhando as tendências de valorização e práticas que fomentam a felicidade dentro das empresas e no âmbito pessoal. A psiquiatra Emanuella Halabi, em entrevista à Agência Brasil, fala sobre a necessidade de incentivar as pessoas a buscarem ajuda profissional e investirem em tratamentos mentais sempre que necessário, quebrando as barreiras do constrangimento e estigma diante do tema.

A campanha é difundida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ganhou reforços especiais no atual cenário da pandemia, pois uma quarta onda de doenças mentais é prevista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em decorrência das restrições da nova rotina de distanciamento social. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que 5,8% da população brasileira é depressiva e que somos o país com a maior prevalência dos transtornos de ansiedade, que atinge impressionantes 9,3% da população. Mais dados relacionados entre a depressão, ansiedade e os impactos do Covid-19, podem ser vistos no artigo completo da Agência Brasil: Janeiro Branco alerta para importância de cuidados com a saúde mental.

Estes indicadores refletem diretamente na produtividade e mesmo na nossa economia, uma vez que essas doenças são potencialmente incapacitantes, demandam afastamentos e impactam todos os indivíduos em torno do paciente. Ainda vale ressaltar que os processos mentais são graduais, e que devemos manter uma postura vigilante e preventiva frente ao stress, garantir a prática de atividades saudáveis de lazer e manter uma rotina de exercícios físicos consistente, ainda que leves. Os profissionais de saúde também recomendam evitar, principalmente durante a pandemia, o abuso de álcool, cigarros e substâncias psicoativas, que podem agravar quadros de ideação suicida e situações de violência, sobretudo em relação às mulheres – os casos de violência contra a mulher aumentaram 40% em 2020, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

O acolhimento também é uma parte importante na luta contra o preconceito e agilidade na busca de atendimentos e tratamento adequados. Ainda que com o distanciamento social, ações afetuosas e de afirmação da vida em vias práticas sejam dificultadas, conversas via meios digitais que tragam tom amigável, empatia e ausência de julgamento são essenciais para lidar com possíveis afetados. Não culpabilize o indivíduo pelo sofrimento ou minimize sua dor, ofereça auxílio e apoio para lidar com o momento e cerque-se de ajuda profissional sempre necessário. Como muito bem destaca a campanha: Todo cuidado conta.

Até breve e cuidem-se!

Agenda de Eventos para Digital Signage 2021

Para qualquer setor, os eventos de referência são sempre uma parte importante para guiar as empresas e profissionais da área. Neles são apresentadas inovações, casos exemplares de grandes marcas, fornecedores e clientes

Em 2020, os cancelamentos foram massivos e poucos dos eventos que migraram às pressas para o online conseguiram encantar o público com a experiência. Para este ano, podemos esperar mais algumas experiências online também, mas já ao redor do mundo, alguns eventos retomam suas edições presenciais. Depois de apresentarmos as 5 tendências de maior destaque para 2021, que vale muito a pena conferir, destacamos os principais eventos deste ano para o Digital Signage!

ASIA PRINT EXPO
Bangkok, Tailândia
1 de Fevereiro
Site oficial: https://www.asiaprintexpo.com/welcome 

O mais importante evento da Ásia voltado para a indústria de impressão e sinalização, organizado pela FESPA, uma associação gráfica internacional com mais de 55 anos de atuação como referência para o mercado. Uma oportunidade única que promete reunir os profissionais mais sérios e fornecedores de nível global.

FESPA BRASIL
São Paulo, Brasil
17 a 24 de Março
Site oficial: https://www.fespabrasil.com.br/ 

A maior data nacional com números impressionantes, os organizadores reportam que 87% de sua audiência está envolvida em processos de compra. A feira retorna ao seu endereço de outras edições em São Paulo, com seu histórico de mais de 80 expositores e 18 mil visitantes! 

ISA SIGN EXPO
Las Vegas, Estados Unidos
7 a 9 de Abril
Site oficial: https://www.signexpo.org/ 

O evento que teve sua edição inaugural em 1947, é uma feira bem comercial para equipamentos e soluções em impressão de grandes formatos, 3D, soluções em led e digital signage. Posicionada como ocasião de grandes lançamentos inovadores e de tecnologia mais avançada.

DIGITAL SIGNAGE SUMMIT ISE
Barcelona, Espanha
2 de Junho
Site oficial: https://digitalsignagesummit.org/ise/ 

A conferência europeia tradicionalmente promove debates sobre o negócio, a tecnologia e todo o cenário relacionado ao Digital Signage e DooH (Digital out of Home). É conhecida por formar opinião dos grandes profissionais. A sua edição será presencial e os organizadores defendem que mais do que nunca, é importante reunir a comunidade neste evento.

Em 2019, nosso CEO Joaquim Lopes participou de um painel da ISE, em Amsterdam. A sua apresentação foi sobre sensores combinados com IoT, conforme você pode conferir no artigo: A 4YouSee chega na Holanda, desta vez participando de um painel sobre sensores na ISE!

EUROPEAN SIGNAGE EXPO
Amsterdã, Holanda
12 a 15 de Outubro
Site oficial: https://www.fespaglobalprintexpo.com/ 

A FESPA é uma federação global que reúne 37 associações do ramo, e promove a FESPA Global Print Expo 2021 e a European Signage Expo, que serão co-localizadas. É a maior exposição da Europa de sinalização não impressa e comunicações visuais. O evento conecta todas as pontas, dos fabricantes aos prestadores de serviços e clientes finais.

Além destes eventos, como meio de alargar o networking e trazer insights diversos, destacamos outros três eventos de comunicação, inovação e multimídia que complementam as áreas de conhecimento do Digital Signage:

TECNOMULTIMÍDIA BRASIL
São Paulo, Brasil
13 de Maio
Site oficial: https://brasil.tecnomultimidia.com/

VTEX DAY
São Paulo, Brasil
31 de Maio a 1 de Junho
Site oficial: https://vtexday.vtex.com/

INFOCOMM
Orlando, Estados Unidos
12 a 18 de Junho
Site oficial: https://www.infocommshow.org/ 

Reserve espaço na agenda para acompanhar os eventos e conheça mais sobre o mercado de Digital Signage e as soluções que ele pode trazer para a comunicação da sua empresa.

Até breve!

Motivação no Trabalho: Valores que Inspiram Pessoas e Equipes


Muito lemos sobre motivação no trabalho, sobre como manter equipes motivadas, fazemos uso de termos estrangeiros como “growth mindset” de Carol Dweck e frases motivacionais que evocam a força do nosso pensamento positivo. Todavia, quem realmente faz acontecer profissionalmente sabe que o sucesso está mais intimamente ligado com atitudes do que com grandes discursos. Ainda sim, sabemos que, em alguns dias, é importante perceber o lado virtuoso das coisas, antes de se questionar o tamanho de seus resultados. Confira como algumas máximas do mundo corporativo, da filosofia de startups e vivências dos nossos profissionais podem realmente nos ajudar a buscar o melhor resultado, todos os dias:  

1.Cultura do Dono

Ter pessoas motivadas por desafios, trabalhando em equipes com a mentalidade – ou mindset – de quem é responsável por aquela função ou tarefa a longo prazo. É essa uma das principais lições do livro “Como o Google Funciona”, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, ambos já envolvidos com a alta cúpula das decisões da corporação. Na leitura, constatamos o empoderamento do consumidor: capaz de fazer sua própria curadoria de preços, o comparativo da performance de produtos e as inovações técnicas ofertadas. E esta é a grande mudança que exige novas propostas de valor por parte da empresa. Quando os colaboradores interiorizam essas propriedades, as melhores soluções e mais perenes surgem, garantindo o posicionamento favorável do seu negócio.

Quando celebramos as conquistas de grupo como um todo e incentivamos a proatividade dos colaboradores, as entregas causam mais impacto e são orientadas para a evolução de processos e adoção de novas tecnologias. Além disso, o compromisso com a continuidade dos projetos é uma causa e consequência da retenção de talentos alinhados com a cultura da empresa.

2. Encarar novos desafios

Para manter o foco e motivação dos times, um dos valores que nunca perdemos de vista na 4YouSee é o de se “Encarar Desafios”, relata o product owner Jonathan Reis. Quando a produtividade é afetada e o ritmo da equipe diminui, ele nos conta que investiga os problemas da equipe, na tentativa de “resolver aquilo que é de meu poder, aquilo que não está no “colo”, tento apoiar, ouvir, guiar muitas vezes e as coisas costumam se resolver.”

Saber que o crescimento dos profissionais e melhorias dos processos estão fora da zona de conforto é outro passo para se adotar a tônica de enfrentar desafios de modo destemido, visando aprendizado e desenvolvimento. Bem como, entender que os pensamentos do momento não podem interferir nos rumos de longo prazo é o que mantém os gestores sempre presentes para trazer o clima para níveis saudáveis e produtivos.

3.Ser Feliz

Também destacado pela analista de recursos humanos, Paola Aredes, o conceito de “ser feliz” está internalizado no cotidiano dos colaboradores com o efeito diário da cultura organizacional. Bem como o reconhecimento possui papel importante no engajamento das pessoas, a noção de metas coletivas e individuais, orienta a equipe para superação de objetivos e aprendizados constantes. Jonathan nos conta como ele se relaciona com este tópico dentro da 4YouSee: “ a cultura é tão internalizada, próxima, real e tangível que para mim e para a maioria das pessoas, que eu acredito, é algo que acaba fluindo de forma natural. Isso não quer dizer que não tenhamos tropeços. Acredite, eles existem e quase todos os dias.” 

Promover internamente este ânimo, força, felicidade e autoconfiança para se guiar o crescimento através dos erros cometidos na jornada é fruto dos diálogos abertos e recorrentes entre os times e gerentes. Inspirar as equipes com positividade e estímulo do autoconhecimento é fundamental para garantir o bom andamento da empresa. Segundo Shawn Achor, advogado da psicologia positiva e professor de Harvard: “Apenas 10% do que pode ser chamado de felicidade a longo prazo é referente ao contexto do mundo externo. Mas 90% do que pode ser chamado de felicidade a longo prazo faz jus à maneira como o nosso cérebro interpreta o referido mundo externo”. Baseados neste dado resultado de uma pesquisa sobre ambientes profissionais, percebemos que a crença na capacidade da entrega é cultivada em cada um mais que no grupo, o que pede que as lideranças trabalhem verdadeiras mentorias individuais com seus colaboradores.

Um lembrete de bônus é relativizar a baixa produtividade de alguns dias, afinal, nenhum caminho é linear. Dias ruins não sinalizam incompetência e desacreditam estratégias. Devemos sempre manter a perspectiva dos resultados a longo prazo e entender que entregas humanas jamais serão lineares, que o descanso e distanciamento são essenciais para prosseguir de forma mais consistente.

Ficou inspirado? Não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo sobre como utilizar as nossas soluções de TV corporativa para motivar seus funcionários no nosso artigo: Como Utilizar a TV Corporativa para Motivar seus Colaboradores.

Até breve!

Tendências 4YouSee para 2021

Com o fim de ano, é inevitável pensarmos em metas e estratégias para construir o planejamento ideal, para potencializar os recursos, oportunidades e promover o crescimento do seu negócio. E principalmente depois de passarmos por um ano atípico, que acelerou a digitalização de tantos processos e mudou os hábitos de todos drasticamente com o desafio da pandemia do Corona vírus.

Interpretar os sinais de mudança e informação dos maiores especialistas e relatórios das empresas líderes de mercado é indispensável para retomar com força total neste novo ano. Nós da 4YouSee, fizemos a curadoria das 5 tendências de maior destaque para 2021, inspire-se conosco e garanta o melhor posicionamento neste novo ano, confira! 

Agilidade 

Se já no início da teoria de administração de empresas se dizia sobre “adaptar-se ou morrer”, com a reviravolta global causada pelo vírus Covid-19 colocou à prova esta máxima. Além de trazer para a prática radical de metodologias ágeis, afinal, a situação que se impôs derrubou planejamentos e previsões de mercado sem a menor cerimônia. A incerteza e volatilidade do cenário geral trouxe a necessidade de tomar decisões e implementar soluções em velocidade recorde – o que pede a integração rápida de times, a burocratização mínima e a priorização de alinhamentos objetivos feitos entre os envolvidos. 

As já questionadas estruturas organizacionais tradicionais foram forçadas a se flexibilizar para continuar mantendo entregas e principalmente, reajustar seus objetivos e metas. O modo de trabalho de startups e empresas de tecnologia: com equipes reduzidas e diálogos horizontais foram o modelo para este ano, exigindo regimes de home office e outras adaptações em todos os outros setores. Aceleramos a intensidade da adoção das tecnologias em anos, chegando a um nível que ainda parecia um pouco distante nesta escala. Mais do que adaptar processos, os profissionais também precisaram se adaptar entre a gestão do tempo e ambiente de trabalho.

Interações ainda mais humanizadas

Com boa parte do mundo confinado na intimidade de suas residências, a necessidade de se proporcionar interações que amenizam a solidão destes meses foi uma das prioridades e grande desafio para empresas e indivíduos. Uma das soluções mais populares foram as videoconferências feitas pelo Zoom, eleito Aplicativo do Ano pela AppStore. O Zoom abrigou desde reuniões corporativas a workshops e mesmo, reuniões entre família e amigos. Interfaces simples e objetivas estão presentes neste e outras ferramentas favoritas deste ano.

Em termos de serviços, as premissas do Customer Success foram da mesma forma, adotadas por setores gerais, onde talvez a lógica dos atendimentos de SaaS ainda fossem distantes. A head de business marketing do Instagram, Grace Kao, discorre sobre a mentalidade de co-criação junto aos clientes que as ações de marketing devem colocar como diretriz em suas ações. Segundo Kao, a frequente ativação da audiência na construção dos produtos, resulta em maior engajamento e lealdade. A empatia e escuta ativa são outras tendências que se intensificaram e se antes eram desejáveis, agora são requisito para o desenvolvimento e consolidação da cultura de qualquer negócio. 

Telas como novas janelas para o mundo

As telas ficaram ainda maiores e mais versáteis, com novos tamanhos e formatos – destaque para os modelos com bordas curvas que prometem experiências ainda mais imersivas. Também estão com imagens cada vez melhores, com resolução e brilho ainda mais fiéis à realidade – se não, uma versão ainda mais rica das cenas captadas pelo olho humano. 

A interatividade vem customizar ações institucionais, reinventar call-to-actions e criar novos espaços de contato com o usuário final. As tecnologias OLED, LED, QLED, mLED, QD-LED trazem o que há de melhor em termos de cor e definição para as imagens.

Privacidade de dados

Como um desdobramento do aprofundamento das conexões com o consumidor sob a ótica da empatia, o cuidado com a privacidade do consumidor, é mais um novo ponto de atenção para não perdermos de vista. Com o endurecimento das leis europeias e americanas a respeito da proteção dos dados de usuários de serviços digitais, acompanhadas pela legislação brasileira: termos de uso, permissões e integrações com outros aplicativos devem ser revistos. Certifique-se de escolher fornecedores seguros, ser transparente e documentar todos os processos de veiculação de imagens nas suas operações. 

Gestão de recursos otimizada

Com amplos cortes de orçamento e uma economia em retração profunda, demissões em massa e planos de contingência foram uma realidade que atingiu todos os continentes e organizações de todos os tamanhos. Na área de digital signage, serviços de assinatura foram revistos e aqueles que de menor valor foram a escolha da maior parte das empresas. 

Além disso, buscou-se o reuso e a liberdade na hora de trabalharmos com hardware e estrutura. Um desdobramento deste otimizar recursos foi na produção de conteúdo – com esforços reduzidos, eles também passaram a ser criados de forma versátil, para múltiplos canais ao mesmo tempo. O Princípio de Pareto, que chama 80% dos resultados como frutos de 20% do investimento previsto nunca foi levado tão a sério, vale levar a mentalidade para o próximo ano!

E então, preparados para 2021? A resposta certa que 2020 nos ensinou é de que nunca podemos ter certeza daquilo que nos espera, mas que ainda sim, vale a pena se organizar e manter os olhos atentos às mudanças ao nosso redor.

Até breve, com mais conhecimentos e aprendizados do nosso para o seu negócio!

Endomarketing: O que e Por quê?

Como o próprio nome já diz, o endomarketing é focado no público interno. O seu objetivo é cuidar das pessoas que fazem a empresa funcionar de forma estratégica, alinhada com a missão e visão da corporação, de modo a projetar ao cliente final o valor agregado nesses processos e colaboradores.

O que é Endomarketing?

Trazendo da administração o conceito de cliente interno, a aliança entre as disciplinas de Marketing e Recursos Humanos reúne esforços para o sucesso de cada colaborador, com o intuito de servir e impulsionar. A justificativa é clara, quando se conhece os efeitos transformadores da boa manutenção do clima organizacional. A influência da percepção dos funcionários em relação à empresa e o grau de satisfação com o trabalho são decisivos para a produtividade e a qualidade daquilo que chega ao mercado.
Por meio das ações de endomarketing, o diálogo é iniciado e a empresa tem a oportunidade de colocar em destaque os sentimentos da equipe, sentir suas dores e desenhar linhas de atuação em conjunto. É através destes movimentos que a cultura organizacional se torna realidade, alinhando os valores que devem ser vivenciados no ambiente corporativo e aumentar o estado geral de bem estar.

A investigação das necessidades, desejos e motivação das equipes deve ser feita de forma humanizada e minuciosa. Tudo isso com o intuito de melhorar a qualidade da relação entre os objetivos da empresa e as pessoas, conciliando os melhores interesses de ambos. Outro ponto importante é o acompanhamento dos impactos de cada ação, para além de controlar investimentos e efetividade, cultivar a parceria com as pessoas de forma saudável e com foco em longo prazo. 

Por que trabalhar o endomarketing na sua empresa?

Os benefícios de promover ações de endomarketing possuem indicadores precisos, tais como: redução de turnover, retenção de talentos e time motivado. São alcançados em paralelo, marcos de valor intangível, como a melhoria da imagem da empresa no mercado, que afeta diretamente em seu valor – inclusive já em curto prazo. Mas de uma forma geral, as vantagens percebidas no clima cotidiano são mais intensas e subjetivas, relevantes por sustentarem a lealdade e engajamento  das pessoas.

Frequentemente as organizações confundem este conceito com marketing institucional, perdendo o foco no colaborador, que é o centro de tudo. É necessário que os momentos de escuta sejam construídos com grande atenção e empatia. As empreitadas devem realmente construir vínculos, agradar, inspirar os colaboradores. A troca destes momentos é muito rica, e é em reuniões com colaboradores de diferentes áreas onde se conhecem as dores e se desenvolvem as melhores ideias. O comprometimento dos departamentos responsáveis deve garantir uma entrega “ganha-ganha” para as pessoas e para otimizar os resultados da empresa. Afinal, é indispensável a profundidade dessas ações, pois o endomarketing explora a reputação e autoridade da empresa diante os públicos – interno e externo.

Como desenvolver ações de Endomarketing?

Os exemplos de ações articuladas neste sentido são das mais diversas naturezas: abrangem de benefícios salariais à cor das paredes. Todos os pontos sensíveis de interação da sua marca com colaboradores devem ser avaliados como oportunidades, tudo comunica! Logo, novidades internas, eventos, brindes, atividades e outros ganham maiores proporções quando há intencionalidade nos fins desejados e sinergia com a essência da empresa.  

A dica de ouro para se executar boas iniciativas de endomarketing é não desviar o olhar do colaborador. É ele quem vai levar o negócio mais longe, e deve ser visto como um e facilitador desta jornada e um embaixador entusiasmado com a empresa.

Quer saber mais sobre boas práticas para comunicação interna? Acompanhe nossos canais para conhecer mais sobre gestão de equipes e cultura empresarial. Além de referências atualizadas, as experiências do nosso time e soluções da 4YouSee com certeza levarão o seu negócio mais longe.

Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre Clima e Cultura Organizacional para entender melhor como construir um ambiente propício para obter o melhor com seu capital humano e cultivar os hábitos de sucesso que são a essência da sua empresa.

Até breve!

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